Histórias de Nova Contagem projetadas pelos “Pensadores Fora do Eixo”

Iniciado em 2018, projeto de incentivo à escrita e leitura envolve 20 integrantes da comunidade escolar.

A participação em um projeto de incentivo à escrita e leitura está fazendo com que a comunidade escolar da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) do bairro Nova Contagem, regional Vargem das Flores, se redescubra para o mundo, dando sequência à caminhada infinita rumo ao conhecimento. O projeto denominado “Pensadores Fora do Eixo” está fomentando, desde 2018, a produção de contos autorais por 20 pessoas: são alunos, ex-alunos, professores, a bibliotecária da Fundação e moradores do bairro e vilas do entorno.

A partir desta segunda (5), série de reportagem trará depoimentos dos participantes do “Pensadores Fora do Eixo”, como Thaylane Ingrid, de 17 anos, aluna do 2º ano da Funec Nova Contagem. Ela faz parte do grupo desde o início de 2019 e vem aumentando cada vez mais o gosto pela leitura e pelos estudos. “Eu não lia nada, odiava escrever e vir à escola, minha mente era mais fechada. Mas quando conheci o projeto passei a escrever sobre o que eu sentia. As críticas que recebo são positivas e estou melhorando com todo esse processo”, comemora.

Márcia Cristina de Andrade é professora de inglês na Funec Nova Contagem e uma das responsáveis pelo projeto, ao lado do professor de sociologia Frederico Alves Lopes. Ela explica que no início a intenção era reconstruir a memória social da região de Nova Contagem, por meio da coleta de depoimentos de moradores antigos da localidade. Com essa finalidade, dois alunos da escola passaram a receber bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Na ocasião, o projeto era intitulado “Recontando Nova Contagem”.

“A Biblioteca Cora Coralina, da Escola Municipal Ana Guedes Vieira (Funec Nova Contagem), conta com muitos grupos de estudos e discussões. Um deles é o ‘Pensadores Fora do Eixo’, que surgiu a partir de reuniões do Programa de Incentivo a Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic). Por meio do projeto, os estudantes, supervisionados por mim e pelo Frederico, começaram a promover encontros para contar as histórias de Nova Contagem. Novos estudantes e voluntários passaram a fazer parte da iniciativa. Com o passar do tempo, outros assuntos surgiram e os integrantes do grupo começaram a falar de si mesmos e da percepção de mundo visto pelas lentes da juventude”, explica Márcia Cristina.

Os encontros do grupo são às terças-feiras, às 20h, na Biblioteca.

Iniciação científica

O corte de bolsas pela Fapemig, no fim de 2018, não interrompeu a iniciativa. A Funec assumiu as duas bolsas do “Pensadores Fora do Eixo” e outras 28 ligadas a projetos de iniciação científica no ensino médio, mantendo por conta própria 30 bolsas suspensas pela Fundação estadual.

“Assumimos as bolsas até que esses recursos voltem a ser pagos pela Fapemig. Junto aos bolsistas temos professores e coorientadores, além dos voluntários, gerando uma cadeia de conhecimento. O objetivo é que a gente continue fomentando a iniciação científica no ensino médio, que não é obrigatória, mas importante para estimular a inserção desses alunos em pesquisas e a formação de jovens pesquisadores. O estímulo não vem só das bolsas, mas é parte de uma cultura que já está se disseminando na Funec, como o ‘Pensadores Fora do Eixo’”, ressalta a diretora de Ensino da Funec, Maria Alice Mendes Arcebispo.

A secretária Municipal de Educação, Sueli Baliza, reforça a importância deste tipo de investimento pelo Município. “A Funec é uma instituição tradicional em Contagem, que enseja uma responsabilidade socioeducacional muito grande. Não é à toa que a unidade da Funec no Riacho conquistou o primeiro lugar na média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentre as escolas municipais e estaduais de Minas Gerais, em 2018. Isso tudo acontece por causa do investimento no ensino e do envolvimento dos professores e gestores com a Educação. Acreditamos que o país só vai se modificar pela Educação, e para isso esse apoio é fundamental”, destaca.

A Funec é subordinada à Secretaria Municipal de Educação e oferta ensino médio e cursos técnicos, com seleção mediante prova, geralmente aplicada no fim do ano. Atualmente, é composta por dez unidades e tem cerca de 3.200 alunos.

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Adelcio R. Barbosa