Guarda Civil de Contagem promove campeonato de futsal feminino entre escolas da regional Sede

Ao todo, 84 meninas com idades até 14 anos participarão de 22 jogos. Abertura do campeonato ocorreu na segunda e irá até o dia 22 de novembro. Pais e familiares podem acompanhar as partidas.

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no futebol, território historicamente marcado pelo domínio masculino. A famosa esportista Marta Vieira da Silva, ou simplesmente Marta, joga futebol como atacante ou meia-atacante e já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, sendo cinco de forma consecutiva, um recorde também entre os homens. Ela está aí a desafiar padrões e quebrar paradigmas: nascida no interior de Alagoas, teve uma infância pobre e elevou o seu nome entre as e os melhores do mundo. Mas só com o talento ela não chegaria muito longe, e foram necessárias uma sequência de acontecimentos e oportunidades que foram aproveitadas pela maior jogadora brasileira de todos os tempos. Quantas outras Martas poderiam existir Brasil afora, esperando apenas por uma oportunidade para deslanchar?

Para criar oportunidades de contato com o futebol por meninas, promover a interação de alunas através do esporte e incentivar a aproximação da Guarda Civil de Contagem (GCC) junto à escola e à comunidade do entorno, a Gerência de Proteção Escolar da GCC está realizando o 1º Campeonato de Futsal Feminino entre escolas municipais da regional Sede.

Ao todo, 84 meninas com idades até 14 anos estão inscritas no campeonato. Sete escolas municipal da Sede estão participando com um time cada uma, composto por 12 pessoas – exclusivamente, meninas. As partidas serão entre essas escolas municipais da regional.

A abertura dos jogos ocorreu nesta segunda-feira (1), às 8h, na Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha, no bairro Linda Vista. As partidas podem ser acompanhadas por familiares das jogadoras, com os horários dos jogos sendo avisados com antecedência pela escola. Uma tabela com as datas dos jogos pode ser acessada (CLIQUE AQUI).

Cada uma dessas sete escolas irá sediar pelo menos uma partida, para que ocorram jogos dentro e fora de casa em todas as escolas participantes. A modalidade do campeonato é a tabela de pontos corridos, ou seja, a equipe campeã será aquela que conseguir mais pontos até a última rodada. Estão previstos 22 jogos, com final prevista para acontecer em 22 de novembro, dia da última partida. A entrega da premiação, que contará com a distribuição de troféus e medalhas, será em 6 de dezembro, contemplando os 1º, 2º e 3º lugares.

A chefe de Gerenciamento da GCC, Deisiele Rosane de Sena, ressalta que aproximação da instituição junto à comunidade, por meio do incentivo ao esporte, é uma das ferramentas para a prevenção de crimes e para a promoção de uma cultura da paz dentro das escolas, que é onde o jovem está. “Com isso, buscamos fomentar a prevenção de violências e a promoção de atividades ligadas a uma cultura da paz”, explica a chefe de Gerenciamento da GCC.

Veja quais são as escolas participantes:

– Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha;

– Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos;

– Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa;

– Escola Municipal Ricardo Braz;

– Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra;

– Escola Municipal Domingos José Diniz Costa Belém;

– Escola Municipal Dona Cordelina da Silveira Mattos.

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Paulo Pereira