Guarda Civil atuante dentro e fora das escolas

Corporação aborda temas como segurança e trânsito com toda a comunidade escolar

Por meio do trabalho integrado das secretarias municipais de Educação e Defesa Social, o programa Proteção Escolar garante a segurança de estudantes e educadores. Na semana passada, a ação da Guarda Civil foi executada na Escola Municipal Doutor Sabino Barroso, no Centro de Contagem, com a participação de 290 alunos.

Com o irreverente “Bonecão”, os guardas civis foram para a porta da escola orientar estudantes e toda a comunidade escolar sobre medidas de segurança. O personagem símbolo da corporação levou alegria e muita informação. “Me tranquiliza saber que a Guarda trabalha no entorno da escola. Meu filho fica em segurança”, comemora Ana Paula Diniz, mãe de um aluno.

Todo o trabalho do Proteção Escolar é voltado para a comunidade, com viaturas circulando pelas ruas. “Atuamos tanto na porta das escolas como em toda a comunidade”, destaca Fabrício Magalhães, diretor da Guarda Civil.

Além de segurança, o projeto aborda outros temas, como prevenção à dengue e febre amarela. Um dos assuntos debatidos na escola Doutor Sabino Barroso foi sôbre o trânsito.
“Nós educadores abraçamos as tarefas executadas pela Guarda”, afirma Iara Rosa, vice-diretora da escola.

O secretário de Defesa Social, Décio Camargos, ressalta a importância do projeto. “Queremos que a nossa cidade seja ordeira, harmônica e que tenhamos plena valorização dos nossos servidores. São eles que se dedicam todos os dias a construir uma cidade melhor”, diz.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende