Gestores da Educação visitam escolas para acompanhar práticas pedagógicas e anunciar melhorias

Durante os encontros foi anunciada a revitalização da escola na Regional Riacho.

A secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, e os subsecretários Sérgio Mendes, visitaram duas escolas da Rede Municipal nessa quarta-feira (7/8) com o intuito de reforçar a boa relação que a pasta (Seduc) tem com os dirigentes, educadores e estudantes. Eles estiveram na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Beija-Flor, na Regional Ressaca, e na Escola Municipal René Chateaubriand Domingues, na Regional Riacho, onde acompanharam as práticas pedagógicas das unidades e também anunciaram melhorias nas instalações.

Na Umei Beija-Flor, os secretários conversaram com os educadores sobre os projetos do Pró-Escola, além da parte pedagógica. Foram abordadas também as melhorias que a Seduc conseguiu proporcionar para a Umei. “Essas visitas diárias são importantes em toda a Rede, pois nos faz entender como é a realidade daquela escola dentro de sua comunidade e como o ensino está sendo ofertado. Acredito que estamos no caminho certo para darmos uma educação de qualidade ao município”, destaca Sueli Baliza.

No segundo momento, a Escola René recebeu os secretários que puderam aproveitar para anunciar as reformas no muro, sala de depósito, cozinha de funcionários, readequação da rede de drenagem pluvial e instalação de guarda-corpo e corrimão na rampa de acesso à escola. O investimento inicial será de R$ 330 mil. A escola passará por uma grande revitalização, não somente para atender aos termos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mas também para dar ao prédio da unidade melhores condições de uso. “Estou nessa escola há 34 anos, nunca tivemos uma reforma. Acredito que daqui para frente vamos solucionar os problemas estruturais que estávamos enfrentando”, explica a diretora, Kátia da Cruz Ferreira.

Para o subsecretário de Gestão e Operações, Sérgio Mendes, a gestão da Seduc tem democratizado os recursos por meio do programa Pró-Escola, no intuito de melhorar as condições para os estudantes terem um lugar digno para receber o conhecimento e questões práticas da vida. “Hoje temos o uniforme, merenda, kit escolar e não vamos parar por aí. Queremos a revitalização da Rede Municipal para que tenhamos escolas aptas na educação das crianças, adolescentes e adultos”, finalizou.

PRÓ-ESCOLA

Desde o início de 2017, cerca de 50 escolas da Rede Municipal de Ensino de Contagem foram contempladas com algum tipo de reforma pontual. Agora, as instituições passarão por revitalizações de grande porte. Serão investidos R$ 10 milhões por meio do Programa Pró-Escola, lançado pela Secretaria Municipal de Educação. A necessidade das obras foi avaliada pelos diretores escolares e cada unidade apontou até cinco intervenções para melhoria da estrutura do prédio.

Das 115 unidades da Rede Municipal, 100 fizeram as solicitações de reforma. As prioridades foram definidas pelos dirigentes escolares. Cada diretor teve autonomia para baixar um formulário disponível no portal da Secretaria de Educação (Estuda Contagem) e elencar as obras necessárias na instituição de ensino. Além de pinturas, serão feitas reformas de telhados, rede de esgoto, banheiros, salas de aula, muros e quadras poliesportivas, dentre outras.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu