Funec Xangri-lá dedica “Projeto Raízes” à celebração do dia da Consciência Negra

Na semana da Consciência Negra a Funec Xangri-lá celebrou a data com o projeto “Raízes”, realizando oficinas, seminários, e muita representatividade. O projeto interdisciplinar acontece todos os anos na unidade escolar, desde 2006, e busca trabalhar o respeito, a diversidade cultural, a representatividade e o empoderamento dos estudantes.

Através de atividades pedagógicas, a instituição de ensino demonstra a importância dos estudantes se manifestarem de forma crítica e consciente diante de todas as formas de preconceito.

A pedagoga Vera Duarte, responsável pelo projeto, afirmou que o “Raízes” é fruto do “resgate as origens” dos moradores do bairro e dos estudantes. “A escola sentiu a necessidade de estruturar e propor atividades que construíssem e moldassem a identidade cultural da comunidade escolar da unidade de ensino, destacando os valores étnicos-culturais”, disse.

Raí Leonardo ex-estudante da Fundação de Ensino e agora estagiário na mesma instituição, participou ativamente do projeto “Raízes” e afirma que o mesmo teve grande influência em seu desenvolvimento acadêmico. “O fato de envolver a comunidade era algo bem interessante por colocar as pessoas em uma situação diferente com pensamentos e questionamentos relevantes para a nossa sociedade”.

“Só consigo me lembrar com muito carinho e muito orgulho do projeto e de como ele me inspira hoje a ser um profissional melhor, tendo em vista que estou quase me formando em licenciatura, buscando todas essas inspirações que o projeto deu para a minha formação entre os anos de 2014 e 2016 na Funec Xangri-lá”, afirmou Raí.

O projeto conta com apoio de professores voluntários e com a participação de toda comunidade escolar.

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra