Funec tem a segunda melhor avaliação do Brasil nos cursos do programa Novos Caminhos

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) recebeu a segunda melhor avaliação na oferta de cursos do Programa Novos Caminhos dentre todas as entidades parceiras do país. A avaliação é realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), através do Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAS).

Esta foi a primeira participação da Funec na avaliação, que foi desenvolvida em uma parceria da SETEC com a Universidade Federal de Santa Catarina. A coordenadora geral do programa Novos Caminhos na FUNEC, Clarice Helena, aponta a importância na classificação do SAAS para o futuro do programa.

“Essa avaliação serve de subsídio para novos repasses do MEC para programas do tipo. Foi nossa primeira participação e começamos brilhando. Fizemos uma importante mobilização com os estudantes e a Funec está marcando sua presença, com excelência de gestão”, destacou Clarice.

O SAAS tem como objetivo ser uma ferramenta de apoio à gestão e melhoria contínua dos cursos. São emitidos anualmente relatórios com o resultado das visitas e análises de monitoramento e avaliação dos cursos ofertados, bem como as recomendações e ajustes.

A avaliação é realizada com os estudantes e coordenadores de todos as entidades parceiras do no país, que respondem um questionário que avalia critérios diversos, tais como: formatação e implantação projeto pedagógico, coordenação, infraestrutura, pessoas, apoio pedagógico, corpo discente e evasão.

O programa Novos Caminhos, antigo Pronatec, tem o objetivo de proporcionar uma formação técnica e qualificação profissional para as pessoas que se encontram fora do mercado de trabalho e precisam se qualificar, ou para os cidadãos e cidadãs que já estão trabalhando mas precisam manter e aprimorar a sua profissão.

Repórter Fernando Dutra