Funec promove encontro formativo para Auxiliares de Biblioteca Escolar

A Fundação de Ensino de Contagem – Funec realizou na terça-feira (5/4), no auditório da Funec, o 1° Encontro Formativo para Auxiliares de Biblioteca Escolar, que teve como pauta as estratégias e ações das bibliotecas para 2022. O encontro abordou, de forma geral, a importância da biblioteca no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Para Rosania Maria de Souza, Coordenadora e Supervisora das Bibliotecas Escolares da FUNEC o evento foi “muito produtivo” e teve “participação ativa” da maioria dos profissionais que atuam nas bibliotecas escolares da Funec. “Foi uma oportunidade ímpar para troca de experiências, alinhamento das ações em desenvolvimento nas bibliotecas, discussão e busca de estratégias e ações de incentivo à leitura, tendo como objetivo principal aproximar a biblioteca da sala de aula, e mostrar suas potencialidades em contribuir com a aprendizagem dos (as) estudantes”, disse.

Dentre as estratégias e ações das bibliotecas em 2022 estão a realização do inventário das coleções, que tem por objetivo, conhecer e controlar o patrimônio documental das unidades escolares; o desenvolvimento de um projeto de leitura unificado, que objetiva apoiar os (as) profissionais, e servir de referência para o trabalho com a leitura e a literatura nesses espaços, em prol da formação de leitores (as) críticos (as) e conscientes do seu papel na sociedade.

Cabe ressaltar que dentre as atribuições do cargo de Auxiliar de Biblioteca Escolar se destaca a participação em curso de formação, imprescindível para o bom desempenho de suas funções.