Funec e escolas municipais são premiadas na 7ª edição da Febrat 2019

Ao todo 30 projetos divididos ocuparam os corredores em espaço cedido na UFMG

Pelo sétimo ano seguido, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e três escolas municipais da Rede de Ensino fizeram bonito nos stands de apresentação na VII Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nas últimas terça e quarta-feira (22 e 23/10). Os jovens estudantes não ficaram somente nas apresentações, mas também ocuparam os pontos mais altos do pódio com premiações de destaque.

Ao todo, 30 projetos deixaram o público bastante curioso. Os estudantes durante todo o ano letivo “quebraram a cabeça” para elaborar conteúdos que visavam melhorar a vida do cidadão comum. A Funec teve a fatia maior do bolo com 24 temas que se diversificavam entre: “Desperdício de alimentos em centros educacionais”, “Avaliação da estabilidade físico-química de shampoos”, “Bibliotecando 2.0 – Comunicação em empréstimo de livros”, entre outros. As unidades Centec, Cruzeiro do Sul e Riacho se destacaram no evento. “Entramos no sétimo ano seguido com projetos que enriquecem tanto a pessoa quanto a formação do nosso estudante. O caráter de cada tema vai sim ajudar as comunidades a melhorarem o seu modo vida”, comenta o professor do Centec, Rodrigo Lobo.

Ao andar pelos corredores dos stands era possível observar os temas “Reações químicas no tratamento da água”, esse da E.M. do Bairro Tropical, e “Outros olhares ao combate à Dengue”, elaborado pela E.M Isabel Nascimento de Mattos, ambas da regional Petrolândia. Os assuntos chamavam a atenção das pessoas que passavam pelo local. As turmas dos 9º e 8º anos do Ensino Fundamental mostraram criatividade e zelo ao falarem de temas pertinentes e atuais. “Estarmos presentes pelo segundo ano seguido é um sonho. Sabemos das dificuldades, mas desde o início do ano trabalhamos acreditando no potencial de cada estudante que elaborou temas de discussão”, explica o professor da E. M. do Bairro Tropical, Leonardo Barbosa.

A Funec atualmente financia com recursos próprios cerca de 30 projetos de iniciação científica, sendo 24 apresentados na Febrat. Investimento esse que tem dado retorno. Uma vez que, nos dois dias de apresentação na Febrat, faturou o primeiro lugar na Categoria C em Humanas, segundos e terceiros lugares na Categoria C em Biológicas e também Humanas, ambas unidades Centec e Riacho. O primeiro lugar da Categoria B em Biológicas ficou para a E.M do Bairro Tropical. As categorias denominadas C e B, referem-se ao Ensino Médio Técnico e Fundamental, respectivamente. “Posso salientar que é a primeira vez que participo de uma feira tão rica em conhecimento. Está sendo incrível ver a força que a Funec tem na área da pesquisa científica”, afirma a estudante do Centec, Larissa Almeida Araújo.

É graças a esse reconhecimento para com os temas elaborados nas unidades da Funec, que o estudante da Cruzeiro do Sul, João Vitor Leão, em conjunto com os professores Gleison Paulino e Cynthia Belo, estiveram na 4ª Conferência de Segurança Alimentar de Contagem e agora vão participar do Congresso Internacional em Belo Horizonte, que falará do mesmo tema. Tudo isso foi possível graças ao projeto “Desperdício de alimentos em centros educacionais”, que chamou a atenção da banca avaliadora que os convidaram para o futuro evento. “Esse projeto visa mostrar que podemos economizar os gastos com a merenda escolar ao dar a ela uma finalidade positiva. Descobrimos por meio de testes laboratoriais que o reaproveitamento desses alimentos é possível e inclusive é de se pensar em doações a locais que precisam de uma atenção maior”, enfatiza Leão.

Na avaliação da secretária municipal de Educação e presidente da Funec, Sueli Baliza, a 7ª Febrat foi bastante enriquecedora aos professores e estudantes, não somente pelas conquistas nos lugares mais altos do pódio, mas pelos investimentos que estão sendo feitos na Educação ao acreditar no potencial e sonho de cada estudante de Contagem. “Para nós é motivo de muita alegria e sabemos o quanto é importante levar o estudante ao descobrimento da ciência e das outras áreas. Quero cumprimentar a todos que fizeram isso acontecer. É com muito orgulho que nas unidades da Funec e nas Escolas Municipais estamos revelando jovens promissores para a pesquisa”, finalizou.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Divulgação Geraldo Tadeu