Funec abre inscrições para cursos de qualificação profissional pelo Pronatec. De início, serão 8 cursos de Formação Inicial Continuada

A Fundação de Ensino de Contagem – Funec, por meio do programa Novos Caminhos, ofertará, em 2022, um total de 26 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) com vagas para 1.700 pessoas ao longo do ano. As inscrições para os primeiros oito cursos ocorrerão no período de 12 a 28 de fevereiro, de forma gratuita, pela internet ou presencialmente, na sede administrativa da Funec, na Rua Coimbra, 100 – Santa Cruz Industrial.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/Novos Caminhos e conta com formações para diversas áreas e níveis de escolaridade. O candidato poderá se inscrever através do link disponibilizado no guia orientativo do processo seletivo para estudantes dos cursos FIC fase 1/2022, nesta etapa os estudantes escolherão a qual área querem se profissionalizar.

Nesta primeira etapa serão ofertados os cursos de auxiliar de laboratório de saúde, operador de processos químicos em mineração, cuidador de idoso, assistente de logística, auxiliar de transporte (movimentação e distribuição de cargas), desenvolvedor de aplicativos para mídias digitais, montador e reparador de computadores e artesão de pinturas em tecidos.

Para ter direito à formação, os solicitantes deverão observar a idade mínima exigida de 15 anos e o grau de escolarização de cada curso. Já a classificação do candidato, será de acordo com a ordem de inscrição e de prioridade, que concede 50% das vagas dos cursos de cuidador de idoso e artesão de pinturas em tecido para mulheres cadastradas no CadÚnico, acompanhadas pelos Cras e Creas do município de Contagem e/ou que apresentem risco imediato de vulnerabilidade social.

Esse critério faz parte de uma parceria da Funec com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, como uma forma de proporcionar às mulheres em situação de pobreza extrema uma qualificação rápida.

Para o coordenador de cursos do Pronatec, Reinaldo Nogueira, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar a população. “A principal finalidade do Novos Caminhos é proporcionar a profissionalização das pessoas que se encontram fora do mercado de trabalho e precisam se qualificar, e, com um maior número de formações e de vagas poderemos atender melhor os estudantes que queiram se profissionalizar”, afirmou.

Cada estudante selecionado receberá auxílio-transporte, desde que comprovada a necessidade, lanche e materiais de acordo com o plano pedagógico e carga horária da formação. Os resultados serão divulgados no dia 04 de março.

Para realizar a inscrição e mais informações sobre os cursos FIC, acesse:

Novos Caminhos Cursos de Curta Duração

FIC – Novos Caminhos

O programa “Novos Caminhos” tem como objetivo proporcionar uma formação técnica e qualificação profissional para as pessoas que se encontram fora do mercado de trabalho e precisam se qualificar, ou para cidadãos e cidadãs que estão em situação de vulnerabilidade social.

A Funec oferecerá, dentro do programa Novos Caminhos, 26 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). A oferta dos cursos será dividida em 3 etapas, abrindo espaço para inscrições e selecionando os candidatos ao longo do ano.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a Funec destinará em cada etapa, metade das vagas de determinados cursos às mulheres de baixa renda em condição de pobreza imediata.

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra