Funec abre debate sobre o Novo Ensino Médio

As mudanças estão previstas a partir de 2021

Visando aprofundar o entendimento da proposta do Governo Federal sobre o Novo Ensino Médio, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) promoveu uma palestra com o foco nas novas diretrizes que serão aplicadas a partir de 2021.

A palestra foi ministrada pelo superintendente do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Wladmir Coelho, que abordou os princípios básicos da educação no Brasil. “O debate ainda é profundo com a sociedade. Para falarmos da renovação do ensino médio, devemos observar a constituição para garantirmos o acesso à educação pública, moderna e laica”, explica Wladmir.

A plateia, composta por servidores da Fundação de Ensino de Contagem, pôde levantar questionamentos e debater sobre o tema. Proposta pelo Ministério da Educação (MEC), a reforma do ensino médio, visa incentivar que as redes de ensino ofereçam ao estudante a chance de dar ênfase em algumas áreas. O novo modelo engloba uma flexibilidade de grade curricular. Disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia, por exemplo, deixam de ser obrigatórias.

“A ideia de convidar os servidores da fundação é mostrar a importância que o Novo Ensino Médio terá impacto de maneira positiva na vida do estudante. Esse é o pontapé para chegarmos prontos nas nossas escolas. O próximo passo será estruturar um grupo dentro da Funec para discutirmos com os estudantes as propostas”, finalizou o vice-presidente da Funec, Joaquim Antônio Gonçalves.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu
Publicação: 08/06/2018