Exposição retrata cotidiano de pessoas com Síndrome de Down

Mostra foi montada por mãe de uma estudante da rede municipal de ensino

Até o fim do mês, quem passar pelo Mercado Central de Contagem poderá acompanhar a exposição fotográfica de Cecília Schirmer. Cecília é mãe de uma adolescente portadora de Síndrome de Down, estudante da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra. As fotos retratam o cotidiano de crianças, jovens e adultos portadores da Síndrome. O objetivo é mostrar que essas pessoas conseguem levar uma vida normal e realizar diversas atividades, como trabalhar, namorar, praticar esportes e tocar instrumentos, por exemplo.

A fotógrafa Cecília Schirmer e a filha, Rafaela Schirmer.

A exposição “47 Cromossomos e 1000 possibilidades” percorre pontos turísticos e shoppings da região metropolitana há dois anos. A ideia surgiu após Cecília ter dificuldades de inserir a filha em atividades sociais. “Foi muito difícil ver outras famílias sem saber como dar apoio para aos filhos com a Síndrome de Down. Como eu sou fotógrafa, resolvi fazer a exposição para provar que não há limites e barrerias para o ser humano”, destacou Cecília.

A exposição faz parte das comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. As fotos têm chamado a atenção de muitos clientes. A dona de casa Creusa Rodrigues parou para observar as cenas que destacam a importância da inclusão na sociedade. “Eu acho muito importante conhecer histórias de superação. É bonito ver o ser humano livre, fazendo o que dá prazer”, enfatizou Creusa.

A mostra tem o apoio da Fundação Cultural do Município de Contagem (Fundac) e pode ser conferida até o dia 30 de março. O Mercado Central de Contagem fica na rua Humberto de Moro, 391 bairro Inconfidentes. O horário de funcionamento é de 7h às 19h.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob supervisão de Júlio César Santos)
Fotos: Newton de Castro Resende
Publicação: 26/03/2018