Estudantes vão receber uniformes escolares no próximo ano

Pais, alunos e educadores poderão escolher os modelos.

No próximo ano, além do kit escolar, todos estudantes da rede municipal de ensino de Contagem receberão uniformes. A prefeitura e seduc vão oferecer blusas, calças, bermudas, saias e agasalhos. 56 mil alunos serão beneficiados. “Nossa intenção é proporcionar o bem estar dos nossos estudantes. Os uniformes promovem a igualdade, elevam a autoestima, o que facilita o processo de aprendizagem”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

Os estudantes de 0 a 2 anos receberão um conjunto estilo macacão. Já as crianças de 3 a 5 anos ganharão blusa, short e um conjunto de agasalho. Para os estudantes de 6 a 10 anos haverá blusa, bermuda (meninos) short-saia (meninas) e conjunto de agasalho. Já os alunos de 11 a 14 anos receberão blusa e agasalho.

A Secretaria Municipal de Educação quer que a comunidade participe da escolha dos modelos. Até sexta-feira, pais e estudantes podem votar no uniforme preferido. Foram disponibilizadas três propostas para as faixas etárias de 3 a 5 anos e 6 a 10 anos.

Após a eleição, os números serão encaminhados para a Seduc, que irá somar os votos de todas as escolas. Na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos a eleição ocorrerá no auditório. Todos os pais serão convidados. O diretor, Rogério Lopes, contou que a iniciativa empolgou a comunidade escolar. “Vamos nos reunir em grupo e determinar quais serão as novas cores que alegrarão os corredores da nossa escola”, destacou.

Os uniformes foram desenhados pelos estudantes do curso de moda do Centro Universitário UNA. O aluno colaborador, Lucas Souto, fez um trabalho de pesquisa em cima das cores do brasão, da história e cultura do município. Tudo foi supervisionado pela coordenadora do curso, Renata Canabrava e pelo professor orientador Aldo Clécius. “Foi uma experiência bastante positiva, pois os estudantes puderam colocar em prática o que aprendem em sala de aula”, explicou Clécius.

Na galeria de fotos do nosso portal você confere todas as propostas que estão sendo votadas nas escolas.

Reportagem: Júlio César Santos e Leonardo Melo