Estudantes têm lição de cultura e costumes indígenas

Índia Pataxó mostrou como o povo dela vive e trabalha na comunidade

Os alunos da Escola Municipal Newton Amaral Franco receberam uma visita especial. A índia Tamikuã passou uma manhã com os estudantes do 4º ano. Durante o encontro, que durou duas horas, a criançada pôde conhecer um pouco da cultura e dos costumes indígenas. Tamikuã é descendente de Pataxó e vive com mais 6 mil indígenas na comunidade de Coroa Vermelha, na Bahia.

A índia mostrou como são as casas de seu povo, construídas com madeira, palha e barro; contou como é a rotina na aldeia e como buscam os alimentos. Tamikuã falou também sobre os rituais e formas de preservação da natureza. “É muito gratificante estar próximo de estudantes. Temos muita dificuldade em preservar nossas culturas e raízes. Apresentar a memória do nosso povo é uma forma de conscientizar essas crianças sobre a importância de preservar a natureza, de respeitar nossas origens”, destacou Tamikuã.

Denis Moreira, de 9 anos, não tirava os olhos de Tamikuã. Da primeira fileira ele acompanhou atento cada palavra da índia. Ficou encantado com os costumes indígenas. “Eu achei que eles usavam roupas como a gente. Gostei muito dos objetos que Tamikuã tem”, exclamou Denis.

Ana Alice Mendes, também de 9 anos, já aprendeu a lição. Sabe que o respeito e o incentivo são essenciais para que as tradições permaneçam.”É a primeira vez que vejo uma índia de verdade e fiquei muito surpresa em descobrir que vivem da pesca e que produzem os próprios alimentos”, explicou Ana Alice.

Projeto

A visita de Tamikuã faz parte de um projeto pedagógico desenvolvido pela bibliotecária da escola, Sheila Rodrigues. A intenção é aproximar os estudantes da materialidade, para que eles tenham mais subsídios durante o desenvolvimento de atividades ligadas às disciplinas que envolvam artes. “Quando os estudantes têm contato mais aprofundado com o estudo, o aprendizado fica mais fácil, e é mais eficaz”, finalizou Sheila.

 

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Elias Ramos