Estudantes, responsáveis e professoras relatam a experiência de retorno às aulas presenciais

A pandemia de Covid-19 ainda não terminou, mas os protocolos sanitários têm se mostrados seguros, de acordo com os níveis de ocupação de leitos de UTI e enfermarias e o índice de transmissão em Contagem. Os espaços escolares, por exemplo, para atender a volta ao ensino presencia, passaram por ajustes, bem como as rotinas e as práticas pedagógicas, seguindo protocolos sanitários desde a entrada dos estudantes até a alimentação no espaço escolar.

Para a estudante da Escola Municipal Professora Júlia Kubitschek de Oliveira, Marina Silva, 6, retornar à escola foi “divertido”. “Eu gosto de estar com meus colegas, com a professora, e de fazer as atividades na sala de aula”, afirmou.

A mãe de Marina, Elaine Silva, destacou que se sentiu segura em mandar a filha de volta para escola após uma reunião com a equipe pedagógica da instituição de ensino. “Na reunião foram demonstrados todos os cuidados e materiais que estavam sendo preparados para receber as crianças. A Marina estava muito agitada e ansiosa em casa, o contato, na escola, com os colegas e professores fez muito bem para a saúde mental dela”, disse.

José Barbosa e Ângela Maria Marques, buscaram a neta Sofia Barbosa, na Cemei Vila São Paulo, na região onde residem, e afirmaram que a experiência das atividades presenciais deixou a criança mais alegre. “Ela está frequentando a escola desde o início do retorno presencial e está gostando muito das aulas”, destacou o avô.

Já a professora Denise Las Casas, que dá aula para as crianças de um ano na Cemei Vila São Paulo, disse que se sente segura com as atividades presenciais em Contagem, uma vez que o município optou pelo retorno gradual, avaliando os índices de contaminação. “Foi feita uma escala de trabalho e as turmas foram divididas. A escola está seguindo todos os protocolos sanitários. Estão cuidando de nós, profissionais, das crianças, e de suas famílias”, ressaltou.

Denise também leciona na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, onde é da equipe de apoio em alfabetização e reforçou os cuidados e a segurança para a realização das atividades na unidade.

Lúcia Santiago, moradora da Vila Barraginha, é mãe do educando Luís Henrique, 2, e, da mesma forma, apontou a importância da escola para o filho. Ela ressaltou, ainda, a necessidade de medidas de segurança no entorno da escola, sobretudo com relação ao trânsito.

A professora Carla Costa, que leciona inglês para os estudantes do 1º ao 9º ano, na Escola Municipal José Ovídio Guerra, destacou que o retorno presencial ocorreu em forma de acolhimento. “Em sala de aula, buscamos uma acolhida fraterna com as nossas crianças e educandos, visando integrar todos ao ambiente escolar, tornando válidas suas vivências e auxiliando em um aprendizado de forma significativa, com olhar atento aos sinais individuais”, concluiu.

O retorno presencial às atividades escolares em Contagem ocorre com segurança e diálogo com toda a comunidade escolar.

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra

Foto Janine Moraes/PMC