Estudantes que zelam pelo local onde estudam são premiados com visita ao Museu do Futebol

Programa Transformar Contagem e Guarda Civil levam 40 estudantes que ajudaram a pintar a Escola Municipal Maria Silva Lucas para conhecer o Gigante da Pampulha

Em 2018, os alunos da Escola Municipal Maria Silva Lucas, bairro Jardim Laguna, ajudaram a Guarda Municipal a pintar a instituição de ensino, que tinha sido pichada. Para recompensar esta boa ação, a Prefeitura de Contagem, por meio da corporação, em parceria com o Movimento Transformar, viabilizou uma visita dos estudantes ao Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o “Gigante da Pampulha”.

Os 40 alunos que ajudaram na pintura da escola conheceram a história do futebol, aprenderam sobre a construção do Mineirão, os times que pisaram no gramado e os jogadores mais importantes da história desse templo do futebol. Daciele Mendes, de 13 anos, falou da sua satisfação com a visita. “Foi muito legal. Aprendi mais sobre a história do futebol, vi camisas de vários times e de seleções do mundo. Foi um ótimo incentivo para continuar cuidando da nossa escola”.

O supervisor da Guarda Municipal, Arlindo Júnior, destacou a atitude dos estudantes. “É uma forma de recompensar os alunos por terem nos ajudado a cuidar do patrimônio da cidade. As crianças entenderem que fazer o bem e cuidar da sua escola é recompensador, permite que eles sonhem e pensem em um futuro melhor para a nossa cidade”.

A vice-diretora da escola, Rosana Rodrigues Maia, também destacou a incentivo da Prefeitura. “Iniciativas como essas estimulam os alunos a cuidarem da escola. A Guarda e a Prefeitura estão de parabéns por isso. É uma oportunidade para eles conhecerem outros espaços”.

O Movimento Transformar Contagem tem como um dos seus objetivos despertar nos moradores o sentimento de que fazemos parte da cidade e que podemos contribuir para a manutenção dos nossos equipamentos públicos, como ocorreu com os alunos da Escola Municipal Maria Silva Lucas. A coordenadora do Movimento, Luciana Freitas, exaltou a atitude dos estudantes. “Foi um prazer enorme participar dessa visita junto com os alunos, um prêmio pela dedicação e cuidado com a escola em que estudam. Com essa atitude, deram uma lição a todos os moradores de Contagem. O bem público é da cidade e devemos cuidar dele como os alunos cuidaram da escola”.

Foto: Cássio Matias
Publicação: 01/03/2019