Estudantes levam magia do cinema à Cidade Encantada

Filmes foram produzidos por estudantes de seis escolas municipais

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), implementou o projeto “Inventar com a Diferença”. O foco é produzir cinema de caráter educativo no ambiente escolar.

Os adolescentes que participam do projeto têm entre 12 e 16 anos. Durante todo o ano eles foram os responsáveis por escolher os temas, fazer roteiros, produzir, filmar, atuar e editar curtas-metragens.

Na noite de quarta-feira (13) eles tiveram a oportunidade de apresentar os trabahos para o grande público. A mostra de cinema ocorreu na tenda “Iglu” da Cidade Encantada.

Foram apresentados 12 filmes produzidos por estudantes de seis escolas municipais. (Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, Dona Grabriela Leite Araújo, Otacir Nunes dos Santos, Professora Ana Guedes Vieira, Pedro de Alcântara Júnior e Vasco Pinto da Fonseca). Os curtas tinham duração entre um e nove minutos.

Segundo Alexandre Pimenta, jornalista e mestrando de cinema pela UFMG e parceiro do projeto, produzir esses filmes torna os alunos mais críticos e preparados para o futuro. “Essa transversalidade entre arte, educação e cultura é fundamental para que aprofundemos nessas três áreas o desenvolvimento de conteúdos”, disse.

Valeria Rocha, moradora do bairro Jardim Industrial, foi conferir a mostra. Ficou encantada com a qualidade dos filmes. “Os estudantes estão de parabéns. O projeto poderia ser levado para as demais regiões, dando oportunidade para que mais pessoas possam assistir”, disse.

Reportagem: Daniel Paiva
Foto: Cássio Matias