Estudantes elegem modelos de uniformes para próximo ano

Alunos de 0 a 14 anos receberão gratuitamente os uniformes.

Estudantes, pais e educadores das escolas de municipais participaram de uma eleição para a escolha dos novos uniformes da rede de ensino. No próximo, a Prefeitura de Contagem vai entregar uniformes escolares para alunos de 0 a 14 anos. A comunidade escolar teve a oportunidade de escolher as cores.

A cor azul foi selecionada para os uniformes dos estudantes de 3 a 5 anos e de 6 a 10 anos. Nas mangas, existem listras roxas e amarelas, que remetem ao brasão do município. O brasão também ficará estampado no lado esquerdo da blusa. Os votos ficaram da seguinte forma: (Uniformes para alunos de 3 a 5 anos: azul – 83,1%, branco – 14,3% e amarelo – 2,6% e uniformes para alunos de 6 a 10 anos: azul – 68,8%, branco – 16,9% e roxo – 14,3%).

Para alunos de 3 a 5 anos foram disponibilizadas três propostas de blusas e shorts (amarelo, branco e azul). Já os estudantes de 6 a 10 anos tiveram três opções de blusas, bermudas e short-saias (azul, branco e roxo). Cada escola escolheu a metodologia de eleição. Algumas optaram pelo voto secreto, em urnas, outras utilizaram o método de assembleia. A votação durou cinco dias. Os votos foram repassados à Secretaria Municipal de Educação que realizou a contagem.

A notícia da nova cor dos uniformes foi recebida com festa na Escola Municipal Senador José Alencar. “O uniforme ficou bonito e vai combinar com a nova pintura que daqui a pouco nossa escola vai ganhar. Além disso, a doação dos uniformes vai ajudar muito no orçamento familiar dos estudantes”, comemorou a vice-diretora, Clélia Rocha Picinin.

As crianças de 0 a 2 anos receberão um conjunto estilo macacão. Os alunos de 3 a 5 anos ganharão blusa, short e um conjunto de agasalho. Já os estudantes de 6 a 10 anos receberão blusa, bermuda (meninos) short-saia (meninas) e conjunto de agasalho e os estudantes de 11 a 14 anos receberão blusa e agasalho. Cerca de 56 mil alunos serão beneficiados. “A Nossa intenção é proporcionar o bem-estar dos nossos estudantes. Os uniformes promovem a igualdade, elevam a autoestima, o que facilita o processo de aprendizagem”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

Os uniformes foram desenhados pelos estudantes do curso de moda do Centro Universitário UNA. O aluno colaborador, Lucas Souto, fez um trabalho de pesquisa em cima das cores do brasão, da história e cultura do município. Tudo foi supervisionado pela coordenadora do curso, Renata Canabrava e pelo professor orientador Aldo Clécius. No link, você confere as propostas que entraram em votação e todos os modelos que serão entregues aos estudantes no próximo ano.

Reportagem: Leonardo Melo