Estudantes dos ensinos fundamental, médio e EJA voltam às aulas presenciais em Contagem

Estudantes dos anos finais dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e da Educação de Jovens e Adultos – EJA de Contagem retornam presencialmente às atividades escolares a partir desta quarta-feira (22/9), seguindo cronograma de retorno estipulado pela Prefeitura.

A opção pelo retorno presencial é facultativa, ou seja, cada família poderá fazer opção pelo modelo híbrido ou permanecer no ensino remoto. O modelo híbrido ocorre com atividades presenciais e não presenciais.

Segundo a nova dinâmica das escolas, a presença dos estudantes é pelo período de três horas, com os estudantes separados em pequenos grupos. Há distribuição de lanche, que deve ser feito nos próprios espaços educativos.

Com o retorno deste último grupo, todos os estudantes da Educação Básica de Contagem estão aptos a retornar presencialmente às atividades escolares. São quase 65 mil alunos atendidos na Educação Infantil e ensinos fundamental (anos iniciais e anos finais) e médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Na unidade Industrial da Fundação de Ensino de Contagem – Funec, que atende estudantes do ensino médio, as famílias de 138 estudantes optaram pelo retorno presencial imediato, de um total de 312 matriculados.

Segundo a diretora Marcilene Silva Castro, o retorno está ocorrendo “dentro do planejado”, seguindo o protocolo. “A gente conversou muito com os estudantes e familiares sobre a nova dinâmica da escola, para ajudá-los a ter tranquilidade e segurança. Eles foram preparados para esse retorno, para ter responsabilidade, com eles próprios e com os outros”, disse.

A estudante Júlia Fernanda, 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio, está se adaptando à nova dinâmica da escola, mas afirmou se sentir segura com o retorno. “A princípio eu não queria voltar pois achava que os estudantes não teriam responsabilidade, mas a escola está bem rígida nos protocolos”, destacou.

A professora de História da Funec Industrial, Estela Márcia, apontou a necessidade de trazer aos estudantes a perspectiva de “estarem abertos” às novidades e de “pensar positivo” sobre a nova realidade dentro da escola.

Os colegas Gabriel Alves Resende e Mariana Gabriele, ambos de 17 anos e estudantes do curso Técnico de nível Médio em Farmácia da Funec unidade Centec, se mostraram “felizes” e “seguros” com o retorno à escola.

“Minha expectativa maior é rever as pessoas, interagir com os colegas e professores. Um fio de esperança de voltar à escola, à normalidade”, disse Gabriel. “No transporte público ainda sinto um pouco de insegurança, mas na escola me sinto muito segura”, afirmou Mariana.

Isabela Rodarte, 16 anos, também estudante do curso Técnico em Farmácia, estava apreensiva com o retorno, sobretudo por ainda não ter se vacinado, mas, segundo ela, a escola e sua mãe, que também é professora, “explicaram os protocolos” e a ajudaram a superar a ansiedade.

Sua colega Letícia Duarte, 16 anos, apontou a falta que a rotina escolar fez durante esse período longe da escola. “Sinto muita falta da dinâmica com os professores e com os amigos. Gosto muito da minha professora e ela é muito criativa, acho que vai ser muito bom”, pontuou.

O diretor da unidade Centec da Funec, José Antonio Pereira, destacou o alto índice de famílias que optaram pelo retorno presencial na unidade, na casa de 90% dos 293 estudantes matriculados.

“Fizemos treinamentos e nos preparamos para esse retorno. Estamos muito felizes, a escola é para eles, os estudantes. Realizamos reuniões com todas as turmas explicando os protocolos e a dinâmica dessa nova escola. A escola é segura”, afirmou o diretor.

A professora de farmácia e análises clínicas, Mariana Maciel, também destacou a preparação dos profissionais para este retorno presencial à escola. “Trabalhamos com antecedência, estamos preparados para essa nova dinâmica. Voltar com calma para não ter que separar de novo”, destacou.

Cronograma de retorno

Anteriormente, crianças da Educação Infantil de 4 e 5 anos já haviam retornado em 9 de agosto e de zero a 3 anos em 23 de agosto. Os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) retornaram em 8 de setembro.

Todas as etapas de retorno e a preparação das unidades escolares para receber trabalhadores e trabalhadoras e estudantes seguem o protocolo sanitário publicado pela Prefeitura de Contagem.

O retorno presencial à escola ocorre com segurança. Uma educação diferente para tempos diferentes.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Retorno às aulas na Funec

Repórter Fernando Dutra