Estudantes do Petrolândia ganham as telas de cinema dessa vez na Capital Mineira

Os projetos fazem parte da ação que começou na biblioteca da escola.

Os estudantes da Escola Municipal Newton Amaral Franco, Regional Petrolândia, continuam fazendo história e incentivando as turmas de outras escolas a sonharem. O motivo foi a participação no 21º Fest Curtas BH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, em que tiveram a oportunidade de mostrar quatro curtas do Projeto Luz, Câmera e Ação de autoria própria.

A convite da organização do Fest Curtas, no Palácio das Artes, as turmas se dividiram para três momentos. Sendo que o primeiro começou na segunda-feira (2/9) e o último se encerra nesta quarta-feira (4/9). Os estudantes estiveram presentes nos turnos da manhã e tarde, onde tiveram a chance proporcionar simpatia aos presentes.

As telas mostraram os curtas “Cabruum” (Clique Aqui), “Dia de Chuva” (Clique Aqui), “Chapeuzinho Vermelho” (Clique Aqui) e “Os Flautistas de Contagem” (Clique Aqui). “Saímos do Anima Mundi no Rio de Janeiro, para nos apresentarmos, também, na Capital Mineira. Podemos destacar que estamos fazendo um trabalho positivo em que os nossos estudantes estão crescendo com o pedagógico aplicado em sala de aula e com isso podemos afirmar que o brincar também ensina, traz alegria e motivação”, explica bibliotecária da escola e autora do projeto, Sheila Rodrigues.

Quem também ficou por satisfeito foi o estudante do 6º ano e autor de “Dia de Chuva”, Alexandre Pena, que ficou feliz em ir no Cine Humberto Mauro, pela primeira vez, e assim como no Anima Mundi-RJ, viu na tela o seu projeto que falava sobre a seca no Nordeste do Brasil. “Estou cada vez mais motivado em ver que o nosso trabalho teve frutos. Sou grato aos professores e colegas que me incentivaram a trabalhar com esse tema e buscar entender que a seca no nordeste é algo sério”, enfatiza Pena.

Todos os projetos da programação serão repassados em várias salas de cinema por todo o estado de Minas Gerais.

LUZ, CÂMERA E AÇÃO!

A Escola Municipal Newton Amaral Franco desenvolve o projeto “Luz, Câmera e Ação!”, trabalho que vai até o final do ano voltado para o cinema. Diversas oficinas falam da sétima arte como ferramenta coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem e o papel na sociedade para a cooperação no que diz respeito ao bem-estar.

A ideia faz parte da segunda etapa do projeto “Bem-Viver”, idealizado pela bibliotecária, Sheila Rodrigues. Trabalho esse que visa realizar oficinas e palestras sobre temas como cidadania, nutrição, inclusão social e artes. A sugestão de propor o cinema na escola faz parte da Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e determina a exibição na educação básica de, pelo menos, duas horas por mês de filmes produzidos no Brasil.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu