Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental retornam presencialmente às atividades escolares a partir desta quarta-feira (8/9)

A Prefeitura de Contagem vem trabalhando no retorno presencial de trabalhadores e trabalhadoras, crianças e estudantes às atividades escolares com cuidado, segurança e inovação. Na próxima quarta-feira (8/9) será a vez dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) retornarem presencialmente.

Conforme decreto municipal, o retorno é facultativo, ou seja, cada família poderá fazer opção pelo modelo híbrido ou permanecer no ensino remoto. O modelo híbrido ocorre com atividades presenciais e não presenciais.

Segundo o cronograma de retorno das atividades presenciais na Educação de Contagem, os professores e professoras, corpo pedagógico e administrativo foram os primeiros a voltar, no início de agosto. Crianças de 4 e 5 anos retornaram no dia 9 e as de zero a 3 anos, no dia 23 de agosto.

O próximo grupo com retorno previsto são os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 22 de setembro.

Todas as etapas de retorno e a preparação das unidades escolares para receber trabalhadores e trabalhadoras e estudantes seguem o protocolo sanitário publicado pela Prefeitura de Contagem. O uso de máscaras é obrigatório e haverá recipientes de álcool em gel espalhados por toda a escola.

A permanência das crianças e estudantes na escola será de três horas, com horários de entrada e saída diferentes para as turmas e que serão definidas pelas equipes de cada unidade escolar. Será disponibilizado um lanche aos estudantes, seguindo as orientações do protocolo.

O retorno presencial à escola será com segurança. Uma educação diferente para tempos diferentes.