Estudantes de escolas municipais de Contagem são destaque em premiação sobre meio ambiente

Estudantes se reuniram com o prefeito para contar as experiências com as ações de meio ambiente

Na manhã dessa sexta-feira (18), o prefeito Alex de Freitas recebeu em seu gabinete, estudantes, pais e educadores das escolas municipais Glória Marques Diniz e Rita Carmelinda Rocha. Os alunos foram premiados no concurso “Águas da Pampulha”. A turma da escola Glória Marques Diniz conquistou o primeiro lugar. Já os alunos da escola Rita Carmelinda Rocha ficaram entre os 28 melhores trabalhos selecionados.

Os estudantes foram homenageados pelo prefeito, Alex de Freitas, pela secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, e pelo secretário de Gestão e Operações, Sérgio Mendes. Durante o encontro a meninada falou sobre a experiência de participar de uma ação ambiental tão importante para a região metropolitana. “Me sinto honrada em participar de um concurso cujo o tema é muito importante. Foi um trabalho que envolveu a interação de toda turma. Fizemos várias pesquisas e também tivemos o auxílio da professora Daniela”, destacou a estudante do 6° ano da Escola Municipal Glória Marques Diniz, Eduarda Fernandes.

O prêmio “Águas da Pampulha” é realizado pela Associação Civil Comunitária da Bacia da Pampulha e visa identificar, valorizar e disseminar informações relacionadas ao meio ambiente, em especial a preservação das águas no âmbito da bacia hidrográfica da Lagoa da Pampulha.

Na 11ª edição do concurso os estudantes tiveram que produzir textos em formato de notícias (verídica ou fictícia), relacionados ao tema: “Uma noticia animal! Nossa relação com a fauna da Bacia da Pampulha”.

Os estudantes da Escola Municipal Glória Marques Diniz fizeram seis textos jornalísticos, relatando a visão deles em relação à fauna e flora existentes na lagoa e a importância dela para a região. Todos os textos foram classificados e um deles ganhou o prêmio de maior destaque. O texto vencedor foi escrito por três estudantes.

Já Escola Municipal Rita Carmelinda Rocha, nove estudantes participaram do concurso. Três trabalhos jornalísticos ficaram expostos na sede do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha.

O prefeito, Alex de Freitas, ressaltou o orgulho de ver os estudantes da rede municipal sendo premiados em meio a tantas outras escolas que concorreram ao prêmio. “Pra mim, como cidadão, que veio de escola pública, ver os nossos estudantes sendo premiados a frente de estudantes de escolas particulares é um orgulho. É um orgulho para a educação de Contagem e para a educação pública”, destacou o prefeito.

O prêmio tem caráter educativo, social e cultural. No total 273 estudantes participaram desta edição. Foram inscritos 92 trabalhos e 41 selecionados para exposição, de acordo com a análise de uma Comissão Julgadora, representada por órgão e apoiadores de Belo Horizonte e Contagem.

Confira mais fotos do encontro com o prefeito na Galeria 1 e Galeria 2.

Reportagem: Nelson Augusto
Fotos: Geraldo Tadeu