Estudantes de Contagem contarão com mais profissionais durante o processo de alfabetização

Cinquenta e cinco escolas do município serão contempladas com o programa

A partir deste ano, Contagem vai contar com o programa Mais Alfabetização que tem com estratégia fortalecer as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Cinquenta e cinco escolas do município foram selecionadas para receber o projeto.

Na tarde dessa quinta-feira (28), cerca de 110 profissionais que atuarão no programa participaram do curso de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Durante cinco horas por semana, cada assistente vai auxiliar os estudantes que necessitam de reforço escolar. O foco são a oralidade, escrita e matemática.

Os educadores também vão ajudar os professores com projetos que desenvolvam o ensino dentro das escolas. “O programa será mais uma ferramenta para auxiliar nos problemas que existem na fase de alfabetização. É fundamental que consigamos atingir o índice ideal da criança no processo de alfabetização para que ela possa chegar nos anos seguintes preparada ao teor de cada disciplina”, explica a assessora pedagógica e coordenadora do Programa Mais Alfabetização, Heddy Estanil de Oliveira Marques.

A proposta é ter dois assistentes por turno. As ações serão planejadas pela direção e pelo pedagogo da escola. O secretário Municipal de educação, Fabiano Diniz, acompanhou de perto o treinamento dos assistentes. “Fico feliz em contribuir na implantação do Mais Alfabetização em nosso município. Os assistentes fortalecerão o processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, finalizou Fabiano.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu