Estudantes da Funec participam de ações de conscientização no trânsito

Evento promovido pelo Cefet faz parte da Semana Nacional do Trânsito

Os estudantes de três unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), participaram da 2ª Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura em Segurança no Trânsito de Minas Gerais (Fecitran), promovida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O objetivo foi conhecer os projetos voltados para a educação no trânsito.

Cerca de 165 adolescentes, dos 1º e 3º anos, participaram das ações. Em cada estante, eles puderam conhecer ideias e soluções para melhorar o nosso trânsito. Algumas atividades eram interativas. Em uma delas, os alunos sentiram na pele as dificuldades de deficientes visuais ao passarem em uma calçada sem piso tátil. Eles usaram vendas na experiência. “Essas ações nos ajudam a entender as regras e ter mais respeito aos pedestres e motoristas”, explicou o estudante da Funec Inconfidentes, Glayson Rodarte Caeiro.

Representantes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Trascon) também participaram da feira. “O evento promovido pelo Cefet serviu para mostrar aos nossos jovens a importância de como agir no trânsito. As escolas devem desenvolver projetos que incentivem a educação e cuidados na rua”, destacou a coordenadora de comunicação da Transcon, Roseli Viana.

Ao todo foram apresentados 47 projetos. São trabalhos dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior, além de ações interativas sobre a segurança no trânsito. “A conscientização deve extrapolar os muros das escolas e nada melhor que orientar os jovens por meio de atividades interativas e música”, finalizou a professora do Cefet, Peolla Paula Stein.

A banda da Academia da Polícia Militar também deixou os visitantes empolgados. Entre uma atividade e outra, tocou clássicos nacionais e internacionais.

Semana Nacional do Trânsito
Comemorada sempre em setembro, a Semana Nacional do Trânsito tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prática de valores que garantam a segurança no trânsito e o direito de ir e vir dos cidadãos. Neste ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. O foco é mostrar ao cidadão a grande responsabilidade que ele exerce no trânsito. Um exemplo são as boas atitudes, que promovem o respeito e a cidadania.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo