Estudantes da Funec fazem aplicativo voltado ao empoderamento feminino histórico

Cinco estudantes do Centec visitaram o Centro de Referência da Juventude em Belo Horizonte.

No último sábado (6/7), a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, participou das celebrações do Dia Nacional da Ciência que promoveu atividades públicas e gratuitas sobre tecnologia e inovação, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Belo Horizonte.

Foram selecionadas mais de 80 propostas, que incluem apresentações de robótica, palestras sobre fake news e impressão em 3D. Houve também palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições, apresentações musicais e teatrais. As estudantes do turno da noite do Ensino Médio do Centec, Ana Raquel Mendes, Júlia Braga Marques, Maria Luiza Andrade, Mikaele Duarte e Vitória Bispo estiveram no dia das apresentações.

Durante o evento, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), as estudantes do Centec apresentaram um aplicativo criado por elas sobre o reconhecimento das mulheres brasileiras. O projeto teve o nome de “Educativo Pioneiras” que abordou histórias de mulheres brasileiras que marcaram ações de extrema importância no país. O aplicativo foi feito para mostrar a biografia e o que elas contribuíram de forma significativa, além claro, falar de empoderamento feminino na sociedade.

“Em nosso meio acadêmico vemos pouco material sobre as mulheres que fizeram muito por nosso país. O nosso aplicativo é para trazer mais visibilidade a elas”, destaca a estudante, Ana Raquel Mendes.

Na opinião de Vitória Bispo, evidenciar as mulheres brasileiras que marcaram a história do país é trazer a informação conforme está descrito na Constituição Federal. “A informação é pública. Levar os nomes de Dandara dos Palmares e Anita Garibaldi é filtrar informações de maneira gratuita para todos estudarem e trazer empoderamento as mulheres”, finaliza.

O evento também contou com a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), da Fiocruz Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CRJ-BH, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Espaço do Conhecimento UFMG e da Santa Casa de Belo Horizonte.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu
Publicação: 10/07/2019