Estudantes da Funec conquistam 2º lugar na IX FEBRAT com projeto “We bio: a célula virtual”

Estudantes da Funec Riacho participaram da IX Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT) 2021, e conquistaram o 2º lugar na categoria D, no evento que ocorreu do dia 25 ao dia 28 de outubro.

O projeto de iniciação científica “We bio: a célula virtual”, foi feito pelos estudantes, Amanda Rezende, Débora Nunes, Enzo Lopes, Erick Lopes, Julia Fonseca, Pedro Henrique, Rayan Agostinho, e Victor Felipe.

O We Bio é um aplicativo interativo e um site baseados no conteúdo de citologia, que é ministrado na disciplina de biologia durante o ensino médio. O projeto busca oferecer uma ferramenta visual e tecnológica, por meio de modelagens tridimensionais interativas no aplicativo, que ajudam o estudante e o professor durante o estudo das células, facilitando a compreensão do conteúdo.

Para a professora de biologia e orientadora do projeto, Andréia Ribeiro, o sentimento é de “orgulho”, já que o grupo de estudantes desenvolve o projeto há 3 anos.

“Esses educandos se desenvolveram e cresceram muito com essa pesquisa e com certeza vão para o ensino superior com uma visão muito mais sólida de como funciona a ciência. Esse 2º lugar na Feira veio com um gostinho de 1º lugar e como uma coroação de todo o esforço e dedicação deles ao projeto”, destacou.

Já para a estudante do ensino médio Débora Nunes, ser premiada na FEBRAT foi uma “grande surpresa”. “O projeto já participou de muitas feiras e adquirimos muito conhecimento nesse percurso, é extremamente gratificante ter nosso trabalho e esforço reconhecido por uma feira de tamanha importância”, disse.

A FEBRAT, promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por educandos da educação básica, profissional, e tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas do conhecimento.

O público-alvo da Feira são, principalmente, estudantes do ensino fundamental e do ensino médio regularmente matriculados, respectivamente, em colégios de aplicação vinculados às instituições públicas ou privadas de ensino superior, ou nas escolas técnicas públicas e privadas de todo o país. A Funec foi representada neste ano por 13 projetos científicos.

Além da apresentação dos trabalhos, a Fundação de Ensino de Contagem desenvolveu oficinas durante a programação da IX FEBRAT, tratando dos temas de “Uso da plataforma PhET colorado® como recurso didático no ensino de Química”, “Motivando Estudantes durante a pandemia – relato de atividades investigativas”, “Ciência com sabor – Maneira lúdica e gostosa de aprender o processo de fermentação láctea”.

Para mais informações sobre o projeto “We Bio: a célula virtual” acesse http://www.projetowebio.com.br/

Estagiária Ádria Oliveira sob supervisão do jornalista Fernando Dutra