Estudantes da E. M. Profª Lígia Magalhães aprendem a arte do grafite e expõem trabalhos

Projeto Fábrica de Graffiti promoveu oficinas com estudantes e o resultado pode ser conferido na edição deste mês do Tudoaver.

Mais de 80 alunos da Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, na Regional Industrial, participaram do Projeto Fábrica de Graffiti, promovido pela Belgo Bekaert Arames, viabilizado pela Lei de Incentivo Federal à Cultura e produzido pela POMME. Durante os meses de maio e junho, eles tiveram oficinas de grafite e o resultado do trabalho pode ser conferido hoje no muro da própria escola e também nas diversas telas em exposição no Centro Cultural de Contagem.

Segundo a diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Cristiana Chaves, as oficinas de grafite possibilitam a manifestação artística dos estudantes e comunidade escolar, ao revelar e valorizar os seus conhecimentos, realidades, visão de mundo. “A divulgação desses trabalhos nos espaços da escola e em outros, inclusive em muros, estimula o diálogo entre escola e cidade, valorizando a expressão artística diariamente”, afirmou.

O estudante do 9º ano da E. M. Professora Lígia Magalhães, Andrey Eduardo Nascimento da Cunha, pintou uma tela na oficina que está em exposição no Centro Cultural. Ele se sentiu valorizado ao ter sua arte contemplada dessa maneira. “Antes eu não tinha muita paciência para desenhar ou pintar. Depois das oficinas, minha opinião mudou. Achei bem bacana e foi muito importante ter esse trabalho divulgado. Minha família ficou orgulhosa.”, disse.

Para a diretora da unidade escolar Luciana Reis Jimenez Arriaga foi muito edificante os estudantes terem uma nova forma de expressar seus sentimentos por meio da arte. “Além do lado artístico, podemos reforçar o sentimento de pertencimento desses alunos à escola ao grafitar o muro e dar mais vida ao espaço. Foi excelente ter as telas deles expostas também. As oficinas contribuíram para a formação humana, estimularam a concentração e a valorização do próximo”, afirmou.

Projeto Tudoaver

A Exposição Fábrica de Graffiti faz parte do Projeto Tudoaver, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Juventude, neste mês de julho. A exposição estará no Centro Cultural de Contagem até o dia 31 de julho. É aberta à visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h, e as escolas também podem agendar visitas pelo telefone: 3352-5347.

Na exposição, são apresentadas telas construídas de maneira coletiva e individual, capazes de expressar a identidade e realidade do cotidiano dos jovens da Escola Municipal Professora Lígia Magalhães, por meio de pintura, serigrafia, estêncil e lambe-lambe.

O Centro Cultural de Contagem fica na Rua Dr. Cassiano, 102, Centro.

Maior mural de Grafite de Minas

O Projeto Fábrica de Graffiti também contou com o lançamento do maior mural de grafite de Minas Gerais. O trabalho foi feito ao longo de maio e junho, com a participação de mais de 40 artistas, e trouxe mais vida e cores nos arredores da Rua Dr. José Américo Cansado e avenidas General David Sarnoff, Babita Camargos, Cardeal Eugênio Pacelli, nos muros da Belgo Bekaert Arames.

Reportagem: Vanessa Trotta
Foto: Ronaldo Leandro