Estudantes aprendem conceitos sobre educação alimentar

Ações fazem parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação

As secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Habitação realizaram em conjunto diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. Tendo como parceiro o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (COMSAN), os representantes das secretarias percorreram as escolas municipais da cidade apresentando aos estudantes conceitos de uma alimentação saudável.

Durante a visita na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na Regional Industrial, as turmas do 1º ao 3º ano se divertiram com a peça teatral do grupo “Agente em Cena”, da secretaria municipal de Saúde. “Sabemos que os públicos são os mais diversos. Durante esses dias de ação por Contagem, propusemos falar sobre hábitos alimentares com adultos, adolescentes e também com as crianças. Sabemos que toda criança é fonte de informação dentro de suas casas e com isso famílias também são impactadas”, explica a servidora do CAE, Gislaine Santos.

No final do teatro, as turmas foram para o recreio. Era possível ver que algumas delas já recusam certos alimentos, que naquele período não fariam tão bem para o consumo. “Acredito que devemos trabalhar à temática de bons hábitos alimentares em nosso município. A educação do combate ao desperdício de alimentos, reaproveitamento de frutas e legumes e também a refeição saudável deva existir dentro das escolas”, finalizou a presidente do CAE, Maria Dolores.

As ações duraram dez dias. Além das escolas, os frequentadores de todos os restaurantes populares receberam as orientações.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo