Escolas se movimentam para concurso de redação e vídeo

Prazo para participar termina na próxima segunda-feira, 20 de agosto

Na Escola Municipal Hilda Nunes da Santos, no bairro Tupã, o clima é de animação. Os estudantes do 5º ano estão preparando os textos que vão concorrer ao concurso de redação e vídeo, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. “Os alunos fizeram uma espécie de workshop em sala de aula. Resgataram trabalhos sobre a história de Contagem e com a ajuda dos professores desenvolveram os materiais. A expectativa com o resultado é grande”, contou a diretora da escola, Sueli Lagioto.

Os participantes devem produzir uma redação dissertativa ou um vídeo com o tema “Contagem do meu coração”. O concurso faz parte das comemorações dos 107 anos de Contagem e tem o objetivo é desenvolver habilidades linguísticas, promover interação entre os estudantes e divulgar os patrimônios culturais da cidade. “É importante o estudante conhecer os seus valores e a cultura local. A escola deve ter esse papel de resgatar e preservar a identidade regional. O concurso vem para valorizar as nossas raízes”, destacou a subsecretária de Ensino, Cláudia Caldeira.

Podem participar estudantes das escolas municipais que estão matriculados no 5º ano e no 9º ano. Os estudantes do 5º ano concorrem na modalidade redação. Já os estudantes do 9º ano concorrem na modalidade vídeo.

A redação deve ter entre 15 e 20 linhas. Já os vídeos entre um minuto e um minuto e meio. Os trabalhos serão supervisionados pelos professores que irão selecionar um material de cada sala. Em seguida uma comissão da escola irá escolher o trabalho que representará a instituição.

Os vídeos e as redações deverão ser entregues à Secretaria de Educação até o dia 20 de agosto. Eles serão avaliados por uma comissão composta por especialistas em língua portuguesa e arte. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão prêmios. Os vencedores serão divulgados no dia 27 de agosto.

O edital completo e formulário para realização da redação estão disponíveis aqui.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 17/08/2018