Escolas municipais de Contagem retomam a oferta de merenda escolar com cardápio elaborado por nutricionistas

As escolas da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) retomaram, no dia 27 de outubro, a oferta de merenda escolar preparada na própria instituição, com cardápio variado e seguindo as orientações de nutricionistas.

As refeições passam a ser fornecidas nos refeitórios ou nos espaços educativos das escolas, respeitando os protocolos sanitários, conforme decisão de cada diretoria escolar. Antes, as escolas ofertavam um Kit Lanche como alternativa provisória e emergencial do atendimento da alimentação escolar aos estudantes que optaram pelo ensino presencial.

Agora, a empresa SEPAT MULTI SERVICE, do Grupo Orbenk, de Joinville/SC, vencedora da licitação da merenda escolar, inciou o atendimento nas unidades escolares, em contrato com validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses.

Conforme a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em função das determinações sanitárias que permitem a estadia dos (as) estudantes nas escolas por três horas ao dia, optou-se em priorizar a alimentação salgada, composta por arroz, feijão, carne, macarrão, entre outros.

Além disso, conforme determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), não é ofertado açúcar para crianças da educação infantil. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio recebem um preparo doce até duas vezes por mês.

Também são ofertadas hortaliças pelo menos quatro vezes por semana e frutas três vezes por semana. É obrigatória, ainda, a inclusão de alimentos fonte de ferro heme no mínimo quatro dias por semana e alimentos fonte de vitamina A pelo menos três dias por semana nos cardápios escolares.

Dessa forma, respeita-se a legislação e as necessidades nutricionais definidas pelo FNDE são atendidas.

Repórter Fernando Dutra

Foto Janine Moraes