Escolas de Contagem recebem visita de atletas da Confederação Brasileira de Karatê

Apresentações dão visibilidade às modalidades farão parte dos Jogos Olímpicos de 2020

As escolas municipais Giovanini Chiodi, José Ovídio Guerra, Maria do Carmo Orechio e Sócrates Mariani Bittencourt receberam atletas da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Eles realizaram apresentações da arte marcial, que atualmente é a quarta mais praticada no mundo. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e tem o objetivo de apresentar aos estudantes da Rede Municipal os esportes praticados nas Olimpíadas. O Karatê passa a fazer parte das modalidades de Jogos Olímpicos na próxima Olimpíada, que acontecerá em 2020, na cidade de Tóquio, no Japão.

Na tarde dessa quinta-feira (25), os estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Municipal José Ovídio Guerra, que fica na Regional Eldorado, acompanharam a apresentação. “Vejo isso com um grande viés social para estes estudantes, pois este esporte além de trabalhar o aspecto físico, auxilia no trato ético, disciplinar, moral, respeito ao próximo e a convivência social”, enfatiza o diretor de organização e administração da rede escolar da Seduc, Luciano Martins Coelho.

Os senseis Ramon Kawahara e Maurício Braz contaram aos estudantes a história do Karatê, o que a arte prega e ainda mostraram as posições de combate. A explicação agradou o público. “Eu já sou praticante da arte marcial há alguns anos. Saber que a CBK veio até a minha escola para mostrar o quanto a modalidade é importante na vida do praticante e também com o objetivo de conquistar novos adeptos é muito satisfatório”, destaca a estudante do 6º ano, Isabela de Lima Silva.

A ideia da Confederação é difundir o karatê em todo território nacional. Aproximar a arte dos estudantes tem o propósito de angariar novos atletas, visando o fortalecimento da modalidade para futuros jogos olímpicos. “Estamos na expectativa dentro da CBK de trazer medalhas em 2020. Temos atletas muito bem ranqueados e também acreditamos que a base nasce na infância”, finalizou o mestre de Karatê, Ramon Kawahara.

De acordo com a Confederação, o Brasil se posiciona como uma das potências da modalidade, com 35 medalhas conquistadas em Jogos Pan-Americanos. Somando os campeonatos mundiais e amistosos, o país já conquistou 579 medalhas internacionais.

Confira mais fotos da apresentação na Escola Municipal José Ovídio Guerra AQUI.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu