Escolas municipais começam a ser reformadas

Obras fazem parte do maior programa de revitalização já feito na rede municipal de ensino.

A Prefeitura de Contagem deu início ao maior programa de reforma das escolas já promovido pelo município. Todas as 115 instituições vão receber benfeitorias. Trinta e duas delas serão reformadas integralmente e 83 serão pintadas. A medida é uma forma de proporcionar melhores condições de trabalho aos educadores e mais conforto aos estudantes. “Quando assumimos o governo, fizemos o mapeamento de todas as escolas e encontramos prédios bem degradados. As reformas são fundamentais para que estudantes, educadores e comunidade se sintam bem acolhidos, em ambientes mais organizados e bonitos”, destacou o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

Serão investidos 44 milhões em reformas e 11,8 milhões em pinturas. As obras serão feitas por etapas. O primeiro pacote contempla 13 instituições de ensino. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Juverci Maria de Freitas, no bairro Amazonas, a reforma é geral. Estão sendo trocados o telhado, a rede elétrica e o piso. A obra ficará em 580 mil. A escola, de 45 anos, estava há pelo menos 20 anos sem manutenção. Segundo a diretora, Gisela Lacerda, as benfeitorias eram bastante aguardadas. “Em época de chuva as salas ficavam alagadas, já ocorreu curto circuito ao ligar um aparelho de som. O risco era constante”, destacou a diretora.

Já na Escola Municipal Maria Silva Lucas o telhado já foi todo retirado. Os 1.178 alunos vão estudar em uma escola mais moderna. A obra está orçada em mais de um milhão. Na Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt, a quadra já está prontinha. Faltam trocar do piso, o telhado, consertar as paredes e a rede elétrica. As obras, orçadas em 770 mil, devem ser concluídas em janeiro do ano que vem. Na Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca os investimentos serão de 2 milhões. O telhado e o piso já foram trocados. As 17 salas serão remodeladas. O Cemei Jardim Eldorado também está sendo todo revitalizado.

A novidade é que além das reformas e pinturas, as escolas serão plotadas. Ganharão decorações personalizadas para as áreas comuns. Luciene Silva é moradora de Nova Contagem e está ansiosa com a revitalização da escola da filha, de 11 anos. “O ambiente ficar mais confortável e a escola vai ser mais valorizada”, comemorou.

As reformas são realizadas com os estudantes nas escolas, já que não há espaços na cidade para abrigar todos os alunos. As obras são feitas por setores para não prejudicar o andamento das aulas. As áreas onde os operários trabalham são isoladas e nenhum aluno tem acesso. Além disso, a limpeza foi intensificada. “Os empreiteiros são orientados a articular com os gestores a melhor forma de realizarem o trabalho, preservando a saúde e a segurança dos estudantes e educadores e, consequentemente, não atrapalhando o aprendizado”, salientou o secretário.

Ainda neste mês, outras quatro escolas começam a ser reformadas. (Coronel Augusto da Costa, Isabel Nascimento de Mattos, Prefeito Luiz da Cunha e Walter Lopes)

Confira abaixo a lista das 32 escolas que receberão reformas completas.

Regional                                           Unidades Escolares

Eldorado                                          Cemei Jardim Eldorado
  Eldorado                                          E.M. Dora de Mattos
  Eldorado                                          E.M.Josefina de Souza Lima