Escola recebe palestra sobre o meio ambiente e plantio de árvores

A preservação do meio ambiente foi tema de uma palestra ocorrida na manhã desta quarta-feira (21), na Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, localizada no bairro Santa Cruz Industrial, região do Eldorado. De maneira lúdica e com apresentações musicais, crianças com idade entre 4 e 7 anos, absorveram a mensagem de que é importante cuidar da natureza. Toda a ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em comemoração à Semana da Água.

Na ocasião, foram plantadas quatro mudas de árvores. Uma horta também será implantada na escola, contando com a ajuda do Centro de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf). A iniciativa visou apresentar o projeto Cidade Verde – Plantando Ideias, que tem como planejamento plantar 100 mil árvores até 2020.

“Estamos indo nas escolas e fazendo palestras para os alunos sobre educação ambiental, arborização, plantio e a importância das árvores. É impressionante a recepção que estamos tendo. As crianças estão gostando muito de ter essa experiência”, relatou o assessor educacional da Semas, Rodrigo Ribeiro.

Rodrigo também falou sobre o resultado do projeto Cidade Verde. “Começamos o projeto e já plantamos cerca de 5 mil árvores na cidade. Este ano a proposta é de plantar mais 35 mil mudas, como ipês, quaresmeira, oitis e outras que são adequadas ao espaço urbano”, concluiu.

Para a diretora da escola, Cristina Januária Pereira, esta é uma excelente oportunidade para os alunos se inteirarem do assunto. “Receber um projeto desse porte, aqui na escola, é uma grande alegria para os alunos, porque muitos ainda não tinham visto uma árvore sendo plantada. Aqui, nós estamos trabalhando em sala de aula a questão ambiental, inclusive falando sobre o Dia Mundial da Água que já está sendo comemorado. De fato, esta é uma experiência gratificante”, informou.

As palestras já foram apresentadas nas escolas municipais Ápio Cardoso e Professor Ricardo Braz Gomes Barreto.

Reportagem: Anderson Pena
Foto: Elias Ramos