Escola Municipal Professora Júlia Kubitschek de Oliveira promove 10ª edição da Maratoninha

A Escola Municipal Professora Júlia Kubitschek de Oliveira, na região do industrial, promoveu no sábado (14), a 10ª edição da Maratoninha da unidade, atividade que promove a prática de atividade física de toda comunidade escolar.

O projeto teve início com o professor Paulo, de Educação Física, e na última edição contou com a participação de 330 pequenos atletas. Desde o início, muita coisa evoluiu e o evento cresceu, como informa a vice-diretora Marta Trindade.

“Esse ano foi sensacional, a melhor edição de todas. Foi contratada uma banda que tocou o tempo todo, uma academia móvel que fez o aquecimento das crianças. Todos os funcionários se envolveram e cada um teve uma função”, destacou Marta.

Segundo a vice-diretora a organização do evento começa com meses de antecedência e, chegando a data da Maratoninha, a escola trabalha com as crianças questões sobre alimentação saudável e benefícios do exercício físico.

Toda a comunidade se envolve na atividade. Vizinhos ajudam na organização, as ruas são fechadas, pais, mães e avós participam e torcem pelas crianças. Com a consolidação do evento, foi possível também melhorar a estrutura com o apoio de doações e patrocinadores.

Neste ano a escola conseguiu adquirir um arco inflável e fez a distribuição de kits com lanche e medalhas para todas as crianças que participaram.

“Neste ano, em especial, as crianças voltaram com a necessidade de fazer exercício físico, estavam trancadas em casa na pandemia. Esse projeto, hoje em dia, se tornou projeto institucional da escola, a comunidade anseia pela chegada da Maratoninha”, explicou Marta.

“Ex-alunos, vizinhos, deficientes, todos podem participar da festa. Depois do aquecimento as crianças vão para a corrida, de seis em seis, divididos por idade. Todo ano a experiência melhora”, concluiu Marta.

Repórter Fernando Dutra