Escola Municipal Newton Amaral Franco será reformada

O investimento será de R$ 275 mil. Expectativa é de que 100% das escolas da rede municipal de ensino sejam contempladas por algum tipo de intervenção infraestrutural até o primeiro semestre de 2020.

Mais um passo para melhorar a educação pública de Contagem foi dado na quarta-feira (30/10). O subsecretário de Gestão de Operações da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Sérgio Mendes, assinou Ordem de Serviços (OS) para o início das obras de revitalização da Escola Municipal Newton Amaral Franco, localizada no bairro Petrolândia, na regional de mesmo nome. A solenidade de descerramento simbólico da faixa de início das obras contou também com a participação de pais, trabalhadores e representantes das empresas envolvidas nas obras e integrantes da diretoria da escola da Seduc.

Serão investidos cerca de R$ 275 mil em intervenções no telhado, reforma da cantina, revitalização de banheiros e da pintura da escola. A previsão é de que as obras tenham início já na semana que vem, durem em torno de cinco meses e estejam finalizadas já no início de fevereiro do ano 2020, quando começam as aulas do próximo ano letivo.

Durante as obras, as aulas continuarão a ser ministradas normalmente, embora alguns transtornos, transitórios, sejam inevitáveis. A empresa que venceu a licitação e será responsável pelas obras foi orientada a tomar medidas para minimizar esses transtornos, como deixar as intervenções mais barulhentas para os períodos de intervalo e utilizar lona para diminuir a poeira.

Sérgio Mendes destacou que a educação no município colheu grandes melhorias no curso da atual gestão, como a entrega de uniformes a todos os alunos, o fornecimento de merenda de qualidade e a valorização de professores e diretores. O subsecretário destacou também que a reforma na Newton Amaral Franco faz parte de um compromisso do prefeito Alex de Freitas, não só com a educação na cidade, mas também com a regional Petrolândia, região na qual Alex cresceu e estudou, e reforçou o grau de concorrência das licitações de obras, mais um indicativo da transparência da administração do Executivo municipal. “As licitações têm tido grande concorrência, com seis, dez empresas concorrendo. Estamos acelerando todos os processos, para que tudo seja feito na maior lisura e transparência, porém, nós pedimos às empresas vencedoras prioridade com essas obras, para que os alunos do ano letivo de 2020 possam iniciá-las já em um prédio novo”, informou.

100% da rede reformada até 2020

A rede municipal de ensino é composta por 115 escolas e cerca de 60 mil alunos. De acordo com o subsecretário Sérgio Mendes, desde o início da atual administração, 60% dessas escolas já passaram por algum tipo de intervenção infraestrutural. A expectativa é de que, até o primeiro semestre de 2020, 100% das escolas da rede municipal de educação sejam contempladas por algum tipo de obra. “Ainda neste ano, teremos cerca de 80% das escolas da rede beneficiadas por intervenções”, asseverou o subsecretário de Gestão de Operações da Seduc.

O administrador da regional Petrolândia, Gedean Barbosa, foi um dos presentes ao evento. Ele ressaltou que outras escolas municipais da regional serão igualmente contempladas por intervenções. “Em breve, outras escolas da regional também entraram nessa lista A Umei Tropical, por exemplo, já será entregue em janeiro de 2020”, disse o administrador.

Demanda antiga será contemplada

A diretora da Newton Amaral Franco, Paula Zumpano Tassara, ao lado dos vice-diretores Bruno Tadeu Ribeiro da Silva e Edilene Alves Martins, destacou que a demanda pelas intervenções que serão feitas vêm de três anos atrás. “Fizemos muitos ofícios solicitando a reforma do telhado e da cantina, ao ponto de termos que chegar à interdição dela. Agora, o prefeito Alex de Freitas e o subsecretário Sérgio Mendes nos contemplaram com elas. É com muita alegria que fazemos, hoje, esse comunicado a vocês, pais”, disse Paula à comunidade presente na OS.

Elizeth Lima de Freitas é mãe de Sebastião de Freitas Lima, de 8 anos, aluno na Newton Amaral Franco há três anos. Para ela, pais, profissionais da educação e gestores municipais caminham juntos pela causa da melhoria da educação pública. “Amo esta escola. O meu filho estuda aqui, bem como os sobrinhos do meu esposo também estudaram. Acho que a escola é excelente e conta com profissionais muito capacitados. Nós, pais, temos uma conjunção com a educação, porque todos nós estamos lutando por melhorias nela. Eu achei maravilhoso o que o prefeito Alex de Freitas está fazendo pela cidade. Espero que ele possa, cada dia mais, ter força e vigor para poder trabalhar por nós, que somos a parte mais interessada e necessitada da sociedade”, ressaltou Elizeth Lima de Freitas.

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Adelcio R Barbosa