Escola Municipal Heitor Villa-Lobos promove “Sábado Inclusivo”

O primeiro “Sábado Inclusivo” na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos foi realizado no último sábado (6/4), com o objetivo de mostrar para comunidade que é possível garantir a participação e o aprendizado de todos. Os participantes contaram com palestra sobre autismo e deficiência intelectual, vídeos sobre educação inclusiva, sorteios e a participação de um atleta de basquete inclusivo adaptado.

“Ter a participação familiar ajuda significativamente no desenvolvimento do aluno e contribui para que a inclusão aconteça de fato”, afirma Eliane Domingues, mãe de uma estudante com deficiência. Ela destaca também que, independentemente do grau de dificuldade, todos têm algo a aprender e ensinar. “Tenho participado das ações promovidas pela escola e estou contente com os projetos que estão sendo desenvolvidos. Eles auxiliam a socialização de forma geral”, enfatiza.

O diretor da Escola Rogério José Lopes afirma que acolher as famílias é importante para o processo de aprendizagem, por isso, a interação entre pais, professores e alunos é fundamental. “A escola participa de um projeto piloto de inclusão com metas de aprendizagem, para pessoas com deficiência e dificuldade de aprendizagem”, destaca.

A superintendente de projetos especiais e responsável pela educação inclusiva nas escolas municipais, Ludmila Skrepchuk, ressalta que o processo de inclusão escolar em Contagem se iniciou em 2005 e que essa escola é destaque na educação inclusiva: “Essa escola possui uma sala de recursos que oferece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde o estudante é atendido e tudo é adaptado de acordo com a necessidade de cada aluno. E para que os resultados sejam positivos, a participação da família é fundamental”.

Repórter: Nayara Vianna
Foto: Adelcio Ramos Barbosa