Escola de Contagem é referência em educação ambiental

Estudantes cultivam hortaliças e cuidam de animais

Situada no bairro Colonial, região tranquila e arborizada, a Escola Municipal Geraldo Basílio Ramos preserva os costumes da localidade. A escola tem uma extensa área verde. O modelo pedagógico permite que os estudantes tenham contato desde cedo com a natureza e aprendam boas práticas.

No local há uma horta suspensa de 50 metros quadrados. Os estudantes cultivam as hortaliças orgânicas. O que é produzido é vendido para os funcionários e a comunidade. O dinheiro é revertido para a compra de adubo e mudas. Além da horta há o espaço botânico, onde os estudantes podem conhecer mais sobre as plantas. Na escola também há coelhos, perus, galinhas e tartarugas. Os animais ficam soltos e também são cuidados pelos estudantes. Rayne Soares, de 10 anos, é apaixonada com o espaço verde. “Quando entrei na escola fiquei encantada com a natureza. Eu adoro as aulas livre, a grama, a horta, o lago com os peixes”, enfatizou a estudante.

O contato com as plantas e animais ocorrem durante a aula de educação ambiental. Segundo o diretor, a disciplina tem ajudado estudantes a conviver melhor e a respeitar o meio ambiente. “Além disso, muitos estudantes que tinham medo de animais passaram a enxergar os bichos de forma diferente e o trauma passou. Hoje eles alimentam os animais e orientam uns aos outros em relação aos cuidados com os bichos”, destacou o diretor da escola, Diego Fiuza.

O estudante Talisson Silva, do 5º ano, é um exemplo de que o contato com a natureza trouxe vários benefícios. “Hoje eu aprendi a cuidar mais dos animais; vi que eles têm necessidades de viver bem. Eles são como nós, destacou Talisson.

A escola Geraldo Basílio e o anexo atendem 760 alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Clique AQUI e veja mais fotos da escola.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Geraldo Tadeu
Publicação: 02/01/2019