Escola abre as portas para a comunidade na festa da família

Evento em instituição de ensino do Novo Riacho reuniu alunos, pais, professores e toda a vizinhança

Criar na comunidade maior identificação com a escola, estreitar laços familiares e incentivar projetos educacionais para os alunos. Esses foram os principais objetivos da festa da família da Escola Municipal Randolfo José da Rocha, no Novo Riacho, no último sábado (27). O evento contou com a presença do secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves e o adjunto Hudson Gustavo de Souza.

Segundo Maria Aparecida Xisto, diretora da escola, o objetivo foi reunir pais, alunos e professores com a vizinhança. “Essa festa é a concretização de um projeto interdisciplinar que estamos desenvolvendo na escola com diversos trabalhos feitos pelos estudantes para aumentar os laços familiares. A família é o alicerce da sociedade, especialmente neste momento em que os valores éticos e morais estão tão desgastados”, disse.

Matildes Duarte, mãe da aluna Geovana Rafaela, ressaltou a importância do laço familiar nas escolas. “Essas ações são muito importantes para a comunidade, pois incentivam nossas crianças, dando a elas um melhor conceito de família”, destacou.

O secretário de Educação destacou o papel da família na escola. “Mais do que um encontro com a família, é a aproximação real das pessoas com as decisões da escola. Assim vamos melhorar a qualidade do ensino e o dos indicadores dos nossos alunos”, avalia.

Economia solidária
Feirantes colocaram seus produtos em exposição na escola, numa parceria com o projeto de economia solidária, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, fruto de uma política pública constituída por trabalhadores que se organizam em grupos (associações ou cooperativas) para geração de renda. “Esse apoio é muito importante para nós, pois conseguimos mostrar e vender nossos produtos em um dia com tantas pessoas, trazendo maior lucro e valorizando nosso trabalho”, disse Maria do Carmo Oliveira Araújo, representante dos feirantes.

Reportagem: Daniel Paiva