Em 2018 a rede de ensino de Contagem terá mais qualidade e estará mais moderna

Novos caminhos para melhorar o desempenho dos estudantes e a qualidade de ensino

Os desafios colocados pelo mundo contemporâneo e transformado pela presença da tecnologia exigem uma educação sintonizada com uma realidade cada vez mais complexa e em rápida evolução. Estima-se que 50% dos empregos que conhecemos hoje deixarão de existir até 2030, dando lugar a novas funções laborais. Por isso é fundamental que a escola se organize para desenvolver processos educativos mais inovadores, dinâmicos e interativos com o desenvolvimento das habilidades e a construção dos conhecimentos necessários para lidar com as múltiplas demandas dessa realidade.

A partir de 2018, algumas mudanças importantes serão implementadas nas escolas da Rede Municipal de Educação de Contagem. O objetivo é a melhoria da qualidade da educação ofertada pelo município.

Ampliação de vagas e atendimento integral de 0 a 3 anos
A ampliação do atendimento na Educação Infantil em Contagem é uma das prioridades da atual gestão. Nesse ano a Seduc dá um salto importante criando 2.351 novas vagas no município. Contagem torna-se a primeira cidade de Minas Gerais a ofertar atendimento educacional a todas as crianças de 4 e 5 anos.

Crianças de 0 e 1 ano também passam a ser atendidas na rede própria, algo inédito até 2017. A oferta de atendimento em tempo integral, reivindicação antiga da população de Contagem, torna-se realidade em 14 Umeis, aumentando, consideravelmente o número de crianças atendidas nessa modalidade.

Para se ter uma ideia, em 2016, 78 crianças de 0 a 3 anos tinham vagas garantidas em tempo integral. Em 2017, a atual administração passou a atender 101 crianças. Já em 2018, serão 348 vagas de 0 a 3 anos em tempo integral.

Além de proporcionar conforto e tranquilidade aos pais que passam o dia trabalhando, a educação em tempo integral permite que as crianças vivenciem experiências importantes para o seu pleno desenvolvimento.

Apesar desse aumento significativo, ainda não foi possível atender toda a demanda dessa faixa etária. Por isso, a Seduc realizou o sorteio público para preenchimento das vagas: uma forma democrática e isonômica de beneficiar os contagenses.

No total, para 2018, serão 1937 vagas de 0 a 3 anos, um aumento de 48% se comparado a 2016. Para os próximos anos, um dos compromissos é atender cada vez mais essa parcela da população. Os números de vagas irão aumentar ainda mais. Em 2019, a Prefeitura de Contagem vai entregar à população cinco Unidades Municipais de Educação Infantil. Os prédios já estão sendo construídos e os investimentos chegam a 8,9 milhões. Neste link você confere as informações sobre as novas Umeis.

Organização em ciclos
Para ofertar todos esses benefícios, a Secretaria Municipal de Educação precisou organizar a rede de ensino, especializando o atendimento educacional nas escolas. Isso provocou, para alguns estudantes, a necessidade de sua transferência para outra unidade escolar. No entanto, a Seduc teve o cuidado de utilizar o critério do zoneamento escolar, garantindo que os estudantes fossem transferidos para unidades da mesma região e próximas às suas residências. A variação média da distância é de 500 metros. Para saber como fica o atendimento em todas as escolas da rede, bem como os endereços e telefones, clique aqui.

Para proporcionar mais tranquilidade e comodidade à comunidade escolar quanto às mudanças efetuadas, a Seduc tomou as seguintes medidas: a matrícula dos estudantes é automática e os dados cadastrais podem ser atualizados até o dia 28 de fevereiro. Isso significa que os pais/responsáveis terão mais de um mês para levar, à nova escola, a certidão de nascimento, o comprovante de endereço e o cartão do SUS do estudante. O documento oficial sobre o processo de transferência você confere aqui.

Unificação do currículo escolar
Outra mudança importante para 2018 é a unificação do quadro curricular do ensino fundamental (1º ao 9º). A análise dos quadros curriculares das escolas da Rede Municipal de Contagem revelou grandes discrepâncias quanto à carga-horária semanal das mesmas disciplinas em diferentes escolas, e às vezes, na mesma escola. Uma escola, por exemplo, ofertava duas aulas de língua portuguesa semanalmente enquanto outra ofertava quatro aulas da mesma disciplina.

Essa situação evidenciava desigualdades na oferta dos componentes curriculares, ferindo dois princípios legais da Educação: “igualdade de condições para acesso e permanência na escola” e “garantia de padrão de qualidade” (LDBEN 9394/96, Art. 3º, incisos I e IX).

A unificação do quadro curricular vai nortear os gestores escolares quanto à distribuição da carga-horária destinada a cada disciplina na rede, evitando definições curriculares com base em critérios subjetivos, além de orientar o trabalho pedagógico das escolas, favorecendo o estabelecimento de metas de aprendizagem integradas com a estrutura curricular.

Além disso, a organização de um quadro curricular único está de acordo com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será implementada obrigatoriamente, em todo o território nacional, a partir de 2018. Veja aqui a distribuição do número de aulas semanais por disciplina que será ofertada aos estudantes da rede municipal de ensino de Contagem.

Inglês a partir do 1º ano
O novo quadro curricular da rede está em sintonia com as exigências educacionais do mundo contemporâneo. O inglês continua em lugar de destaque na comunidade global, no mundo dos negócios, do desenvolvimento tecnológico e científico. A ampliação do ensino da língua para os nove anos do ensino fundamental, com duas aulas semanais, tem como objetivo fortalecer o ensino dessa língua na Rede Municipal de Contagem.

Pesquisas na área mostram que quanto mais cedo uma criança aprende um segundo idioma, mas fácil será sua assimilação. A aprendizagem de uma língua estrangeira tem outras grandes vantagens: crianças que estudam mais de uma língua têm uma capacidade muito maior de alocar atenção, ou seja, desenvolvem uma capacidade maior de concentração e controle da atenção.

Aprender uma língua estrangeira favorece o desenvolvimento da percepção, estimula a memória e a inteligência, aumenta o controle sobre a linguagem, proporciona oportunidades de interações sociais, desenvolve melhor acuidade auditiva, eleva a autoestima, estimula a criatividade, produz um sentimento de segurança sobre si mesmo, contribuindo ainda para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e lógico-matemáticas.

O ensino de língua inglesa nos nove anos do ensino fundamental será desenvolvido por um professor especialista na área, assim como a educação física e a arte.

Minibibliotecas e Gibitecas
Em 2018 as escolas também ganharão minibibliotecas e gibitecas. As minibibliotecas ficarão em todas as salas de aula, da educação infantil à educação de jovens e adultos. Foram comprados 25 mil livros literários. O objetivo é disponibilizar material de qualidade, facilitando o acesso do professor e dos estudantes a obras literárias e promovendo ações de estímulo à leitura literária.

Já as gibitecas são destinadas às escolas de ensino fundamental e apresentam grande potencial de estímulo à leitura, uma vez que os estudantes desse segmento costumam apresentar muito interesse por histórias em quadrinhos.

Reportagem: Júlio César Santos
Arte: Renata Coura
Publicação: 23/01/2018