Educadores infantis passam por capacitação pedagógica

O objetivo é preparar os profissionais e promover uma educação de qualidade

Na casa de Michelle de Souza o clima é de expectativa. A partir do dia 19 de fevereiro, as filhas gêmeas de dois anos irão para a escola pela primeira vez. A confeiteira, moradora do bairro Água Branca, fez o cadastro escolar e conseguiu as vagas paras as crianças. “Agora vou conseguir focar mais no trabalho. A minha alegria é saber que minhas filhas terão grandes oportunidades de aprendizagem”, comemorou.

Além das garotinhas Letícia e Heloisa, outras 1935 crianças, entre 0 a 3 anos, irão estudar na rede municipal de ensino. Um aumento de 48% se comparado a 2016. 

O aumento no número de vagas é só uma das novidades para este ano. Também em 2018 o governo passa a atender na rede própria crianças de 0 a 1 ano. A atual gestão também zerou o déficit de vagas para estudantes de 4 e 5 anos no município. E para que as crianças recebam educação e cuidados adequados, os educadores vão passar por capacitações.

Seminário de Educação Infantil de Contagem

Na próxima semana, seiscentos professores, pedagogos, agentes de educação e diretores participarão do Seminário de Educação Infantil de Contagem. Com o tema “Cuidar e Educar: caminhos possíveis”, o evento vai abordar as metodologias pedagógicas e protocolos de saúde para a faixa etária de 0 a 3 anos.

O seminário será dividido em palestras e oficinas. Serão doze temas em pauta como alimentação saudável, primeiros socorros, trabalho pedagógico e a importância das brincadeiras. “O profissional de educação infantil deve ser afetuoso. A nossa proposta é qualificar teoricamente e também na prática. Estamos preparando uma formação de grande porte e com um material de qualidade”, enfatizou a coordenadora de educação infantil, Liliane Melgaço.

Os participantes não precisam fazer inscrição. O credenciamento será realizado meia hora antes do evento. O Seminário de Educação Infantil será realizado no dia 15 de fevereiro, às 7h30 na PUC Contagem. O endereço é rua Rio Comprido, 4580, bairro Cinco, Contagem.

Confira aqui a cartilha com as orientações quanto à saúde infantil. 

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Luíz Henrique Grossi/Divulgação
Publicação: 06/02/2018