Educadores participam do lançamento da revista da Turma do Contagito

Histórias vão retratar o patrimônio cultural e a preservação dos bens públicos

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, por meio da Subsecretaria de Cultura, apresentou aos diretores de escolas de Contagem a nova revista digital da Turma do Contagito. O evento ocorreu no auditório da Casa Azul, na regional Sede e contou com a presença de mais de 70 diretores da rede municipal de ensino.

A revista tem o intuito de levar diversão, cultura e valorização do patrimônio público. “Queremos argumentar de forma plural e inovadora, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos conteúdos de história sobre o patrimônio cultural da nossa cidade”, destacou o Subsecretário Municipal de Cultura, Mário Fabiano.

As histórias são elaboradas por meio de pesquisas. Para o artista plástico, Fernando Perdigão, o projeto contribui com a formação cidadã dos estudantes. “A Turma do Contagito faz vários trabalhos voltados também para a educação. Em vários aspectos levantamos a bandeira de preservação patrimonial e dos bens públicos que devem ser abordados nos ambientes escolares”, afirmou Perdigão.

Os participantes tiveram acesso à versão impressa da revista. A diretora da Escola Municipal Paulo Cézar Cunha, Xenia Cruz Bernardo, ficou supresa com a riqueza do conteúdo. Para ela, o mateiral é importantíssimos para a utilização pedagógica. “Devemos fomentar a educação de pertencimento das crianças, adolescentes e adultos de Contagem”, enfantizou Xenia.

Os materiais sobre a Turma do Contagito ficam disponíveis na página no Facebook. Clique aqui e confira.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Ronaldo Leandro