Educação de Contagem é destaque em conferência em Alagoas

Modelo de PPP na educação foi tema de palestras e painéis

A secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, foi uma das palestrantes da maior conferência de inovação do estado de Alagoas, a MindTalk. O evento tem o objetivo de promover debates de soluções criativas para o setor público e aproximar a comunidade das tomadas de decisões governamentais.

Sueli Baliza representou Contagem com a temática Parceria Público Privada em escolas em tempo integral. Foram dois dias de apresentações. Na primeira parte, a secretária mostrou o formato de PPP proposto em Contagem. O modelo prevê a construção de cinco escolas, a reforma de uma e a adequação de mais uma, aquisição de mobiliário e equipamentos de tecnologia de informação, bem como a operação, manutenção e reposição, prestação de serviços administrativos, de segurança, de higiene e limpeza e manutenção e conservação predial.

A PPP de Contagem vai permitir que a prefeitura recomponha em um prazo reduzido o déficit de vagas na rede de educação integral, garantindo recursos de qualidade e otimizando o uso de recursos públicos. As sete escolas vão ofertar 4.200 vagas em tempo integral e 7.000 vagas em contraturno escolar.

No segundo dia de conferência, um painel discutiu as vantagens de uma PPP para as áreas de parques, presídios e escolas. Novamente Contagem serviu como temática na área educacional. “Contagem foi uma cidade com destaque na discussão. Apresentamos os benefícios que a PPP irá trazer ao município, entre eles o de atender a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que consiste em oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica”, destacou Sueli.

Além da secretária de Educação de Contagem, outro 50 palestrantes apresentaram cases de sucesso sobre inovação, modernidade e tecnologia na gestão pública. A MindTalk é realizada pelo governo de Alagoas e essa foi sua segunda edição.

Reportagem: Júlio César Santos
Publicação: 28/03/2019