Educação das Relações Étnico-raciais

Representatividade

Olá, hoje nossa reflexão será sobre a importância da representatividade. Toda criança tem o direito de se imaginar príncipe e princesa, de se verem os protagonistas das histórias, desenhos e filmes e se sentirem representadas. Tivemos muitos avanços na legislação, para que pudéssemos ter literaturas com personagens de várias cores e culturas, produção de desenhos animados e filmes. Um exemplo é o filme Pantera Negra, que conquistou adultos e crianças de todo mundo!

Houve um tempo em que essa representatividade não existia, o que fortalecia situações de racismo, discriminação e preconceito. Hoje a diversidade de bonecas, bonecos, jogos, literatura e cinema é extensa.

É importante destacar que a diversidade étnica e cultural dos personagens de todas as cores como protagonistas, e de forma positiva, contribui para a formação antirracista de todas as crianças não negras e negras, indígenas e imigrantes.

Para os professores (as), destacamos a importância da busca destes materiais e inserções de imagens diferenciadas que permitem ao estudante de todas as etnias se ver representados. Para os pais e responsáveis, educar a criança e conviver com as diferenças com respeito e igualdade contribui para uma cultura de paz.

Superar as marcas históricas do racismo exige de todos (as) nós uma postura diferenciada. Pequenos gestos e ações podem promover grandes transformações.

Uma criança não nasce racista, aprende a ser racista e a discriminar. Convido a todos (as) para inserirmos em nossas práticas cotidianas ações que contribuam para formação de uma sociedade não discriminatória. Quantos (as) bonecos (as) negros (as) sua criança possui? Na escola onde você trabalha, há bonecos (as) de todas as cores? Nas histórias, desenhos animados, filmes exibidos, estamos, de fato, trazendo histórias com imagens positivas de negros (as), indígenas?

Para contribuir, disponibilizamos, abaixo, sugestões de vídeos que vocês poderão selecionar e recomendar aos estudantes, para que assistam e leiam. Promover a igualdade racial é responsabilidade de todos (as).

“Para educar uma criança é necessário toda uma aldeia”. Provérbio africano. CLIQUE AQUI.

Seguem algumas sugestões com desenhos animados e bastantes brincadeiras. A primeira sequência é sugerida para Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais. A segunda sequência é proposta para estudantes do Ensino Fundamental anos finais.

#quem puder fique em casa#
#utilizem máscaras e lavem sempre as mãos#

RECOMENDADO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

RECOMENDADO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Sugestão de atividade:

Fundamental I
1) Pesquisem o que significa:

A) Jongo
B) Carimbó

Fundamental II
2) Se você assistiu a animação Pajerama, produza um pequeno texto, relatando o que você compreendeu.