É dada a largada para o início das obras na Escola Municipal Walter Fausto do Amaral

Depois de muitos anos, o prédio será agraciado com as obras do Programa Pró-Escola.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em conjunto com a Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, na regional Nacional, assinaram os termos de execução do Programa Pró-Escola. Passaram-se anos para que a escola tivesse o pedido atendido. Pedido esse que também leva o nome da comunidade dos bairros Conjunto Carajás – Pedra Azul.

O muro está com problemas de rachadura e corre o risco de cair. Agora, essa obra será o carro-chefe no que tange as prioridades no termo assinado. No pátio central, as crianças estão expostas ao sol e às chuvas. No local será construído um telhado que visa dar mais segurança e conforto aos meninos (as) na hora do recreio. O refeitório será reformado para ajudar as cantineiras a levarem o lanche, que é preparado com muito zelo aos alunos. E, por fim, no prédio da Educação Infantil, haverá uma revitalização do espaço.

Na opinião do diretor, Gilson de Oliveira, a escola teve um ganho positivo o que vai sanar a carência de obras e, com isso, trazer mais dignidade e segurança aos estudantes que englobam a Educação Infantil, 1ª ao 9ª ano do Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “São obras emergenciais que visam atender os 1.200 estudantes da nossa escola. Eu agradeço o empenho da Prefeitura em olhar para nós e com isso realizar essa obra que esperamos por muitos anos”, explica.

É com esse sentimento que toda a Rede Municipal tem recebido o Pró-Escola. Das 115 unidades da Rede Municipal, 100 fizeram as solicitações de reforma. As prioridades foram definidas pelos dirigentes escolares que elencaram as obras necessárias na instituição de ensino. Além de pinturas, serão feitas reformas de telhados, rede de esgoto, banheiros, salas de aula, muros e quadras poliesportivas, dentre outras. A ação vai contemplar com um investimento de R$ 10 milhões.

“Cada escola que eu visito eu vejo no olhar de cada funcionário, estudante e família, que o Programa Pró-Escola tem feito as pessoas acreditarem que é possível ter uma escola com zelo e amor. O nosso objetivo é trazer a respeitabilidade. Sabemos dos nossos desafios e acreditamos que vamos entregar belíssimas escolas para as comunidades das oito regionais do município”, finaliza a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Geraldo Tadeu