Duke dá dicas aos alunos da Funec sobre a arte das charges

Visita do renomado chargista fez parte de projeto lúdico de produção de conhecimento por meio dos desenhos.

Os alunos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec-Centec) receberam a visita do renomado chargista Duke. Na oportunidade, ele falou um pouco da profissão e distribuiu autógrafos em livros de sua autoria, arrancando sorrisos dos adolescentes que lotaram o auditório da escola.

Quem chegou cedo conseguiu um espaço para acompanhar a apresentação de Duke. Assim que o artista colocou os pés no auditório o espaço foi tomado por uma euforia e todos estavam animados com a presença dele. Duke tomou o microfone e falou sobre o seu trabalho, vivências na imprensa e como se tornou desenhista. A cada fala, uma nova pergunta surgia do público. “Levar o debate para perto dos jovens é maravilhoso, nada substitui o calor humano. Eu percebo também que os adolescentes estão engajados no diálogo político e na proliferação de informações. Essa geração vai longe”, explica o chargista Eduardo dos Reis Evangelista, o Duke.

A ideia de trazer o chargista para as dependências da escola foi da professora de filosofia, Neusa Aparecida de Resende. Pensando em trabalhar a formação humana e levar a discussão através de imagens, ela cunhou um projeto chamado “Brasil Mostra a Sua Cara”. O trabalho veio mostrar situações dentro do universo da charge, baseados nos contextos atuais vividos por nossa sociedade. “O trabalho é muito lúdico e sendo assim acredito que eles aprendem mais. Aqui temos a oportunidade de trabalharmos a cidadania, o direito de praticar gentilezas, ética moral e respeito”, destaca Neusa.

Para efetuar o trabalho, a professora pediu que os alunos levassem cartolinas e as dividissem em dois. De um lado estava escrito “O Brasil que Temos” e do outro “O Brasil que Queremos”. As atividades foram trabalhadas para que os estudantes lessem jornais e fossem atrás de charges que mostrassem o contexto atual vivido no país.

Ao encontrarem os desenhos, eles colaram nas cartolinas e todo o trabalho foi mostrado numa galeria da escola. Em sua grande maioria, os desenhos eram de autoria do chargista Duke. Dessa forma, a professora, com o apoio da direção, resolveu levar o desenhista para uma palestra com os jovens. “Levar esse dialogo aos alunos é primordial no avanço da educação. Trazer um cara que possui um nome de peso é sempre bom, ainda mais quando a escola fez trabalhos que continham referências desse autor. É maravilhoso trazer o Duke para palestrar em nossa unidade”, finaliza Reinaldo Nogueira dos Santos, vice-diretor.
No final da conversa, Duke tirou fotos e assinou livros de sua autoria para os estudantes.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo