Diálogos positivos com diretores e professores buscam o melhor caminho no aprendizado em casa

Chamadas de vídeo entre secretária e servidores são bem avaliadas pelos profissionais da Educação

A Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) realizaram, em conjunto, reuniões semanais com os dirigentes da Rede de Ensino por chamadas de vídeo em prol de fortalecer o vínculo entre os servidores e também reforçar as metodologias aplicadas pelos professores com a comunidade escolar. Foi de extrema importância também o dialogo no intuito de seguir as recomendações do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) e da Vigilância Sanitária.

O objetivo foi concluído ao ouvir as propostas de dirigentes que representam o seu coletivo e atuam nas oito regionais do município. É sabido que no isolamento social não é possível frequentar as escolas, visitar bibliotecas, livrarias ou ter o vínculo social com pessoas externas ao nosso ambiente. Dessa forma, a Seduc e a Funec, que se prepararam no início do ano letivo com a entrega dos cadernos pedagógicos, estão colhendo bons frutos na aprendizagem dos estudantes. Tudo com o embasamento do MEC, CNE e CEE-MG. O vasto material aborda temas que podem variar entre textos de crônicas, sugestões de leitura, metodologias científicas, exatas e outros. Tudo preparado com muito zelo e gratuito no BLOG ESTUDA CONTAGEM.

“O nosso objetivo é organizar a proposta da Rede Municipal, tendo os conselhos como aliados. É importante ouvirmos opiniões dos representantes das escolas para termos atividades que visam aproximar medidas de proteção aos estudantes na pandemia. Todas as diretrizes tem como base orientar e organizar a educação municipal”, destaca a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.

As chamadas de vídeo são destaque na Funec Xangri-lá, regional Nacional, em que 271 estudantes junto com os professores discutem temas variados que seguem as recomendações da própria Fundação, conselhos e do MEC. Vale destacar também que nove estudantes que não possuem acesso à internet recebem material impresso por meio da direção da escola. “Fizemos uma turma única para todos os professores participarem e vejo que esse contato é importante para fazermos um trabalho de destaque. Quase cem por cento dos nossos estudantes estão online conosco nas chamadas de vídeo e temos um professor disponível para passar conteúdos programáticos”, destacou o diretor da Funec Xangri-lá, Hércules Vieira.

A diretora da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Icaivera, Erica Beltrão, ressaltou que os dirigentes e professores estão trabalhando de forma conjunta para atingir a todos os estudantes de forma positiva com criatividade e aprendizagem. O Facebook, WhatsApp, Youtube e artigos no BLOG ESTUDA CONTAGEM, são ferramentas aliadas durante a pandemia. “A Seduc, por meio de sua equipe gestora, promoveu encontros regionalizados com os dirigentes que foi muito bem avaliado por todos e deixando indicativos que estes encontros devem continuar frequentemente. O trabalho de encaminhamento para os estudantes da nossa regional também foi bem avaliado, já que nós dirigentes e professores estamos trabalhando o máximo possível para atingir a todos, mas buscando diferentes formas de aprendizagem”, explica Beltrão.

Todo o material no blog está em Formato Portátil de Documento (PDF) e tem como objetivo orientar aos professores e comunidade escolar sobre formas de estudo e abordagens dentro de casa. Após a suspensão das aulas na cidade, por período indeterminado, como medida de combate à covid-19, estudantes, pais e professores tiveram que adaptar a rotina de aprendizado ao isolamento social.

Reportagem: Leonardo Melo
Publicação: 03/06/2020