Desenvolvimento Social firma parceria com o curso de Análises Clínicas da Funec para identificar comorbidades na população em situação de vulnerabilidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, em parceria com o curso de Análises Clínicas da Fundação de Ensino de Contagem (Funec – Centec), realizou uma ação preventiva no Abrigo Bela Vista, com intuito de orientar e identificar possíveis comorbidades, como diabetes e hipertensão, nas pessoas em situação de vulnerabilidade social, que são atendidas pela instituição.  A iniciativa da Prefeitura de Contagem foi conduzida pela diretoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na última sexta-feira (18/06).

Durante a ação, os acolhidos receberam orientações sobre doenças como, diabetes e hipertensão, além dos cuidados para prevenir o contágio do vírus SARS-Cov-2, da Covid-19. Eles também puderam conferir o tipo sanguíneo e a taxa de pressão arterial e de glicose. Os atendimentos foram feitos pelos estudantes do curso de Análises Clínicas da Funec, com a supervisão dos profissionais da fundação de ensino.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Maria Cristina Reis, a ação é uma estratégia da assistência social, para garantir o acesso da população vulnerável aos serviços básicos de saúde ofertados pelo município. “Foram realizados mais de 30 testes, dos quais 2% identificaram alterações na pressão arterial e na glicose. Nesses casos foram realizados os encaminhamentos para atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região”, informou.

A secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, por sua vez, agradeceu a disponibilidade e parceria da Funec, para o atendimento aos acolhidos do Abrigo Bela Vista. “Gostaria de agradecer ao professor Paulo e seus alunos pelo trabalho realizado. Espero que possamos levar a iniciativa para os outros equipamentos da assistência social”, destacou.

O professor e vice-presidente da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), Paulo Figueiredo, agradeceu a oportunidade de poder orientar e atender as pessoas acolhidas pelo abrigo. “Agradeço a acolhida e receptividade da equipe do Abrigo Bela Vista que nos recebeu tão bem”, elogiou.­­

Repórter Flávia Nunes