Contagem tem projeto para transformar escolas em polos para conexão de internet

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação, vai transformar as escolas municipais em polos de internet para garantir acesso dos alunos às aulas on-line. O projeto está em desenvolvimento em parceria com uma empresa de internet de fibra óptica.

A secretária de educação de Contagem, Telma Ribeiro, contou que o projeto dos polos de internet passou a ser discutido após o agravamento da pandemia da Covid-19, que prejudica o retorno das aulas presenciais com segurança para alunos e professores.

“Nós fizemos um diagnóstico de que o maior problema enfrentado é a conectividade. Por isso, estamos em processo com essa empresa de tecnologia, que vai visitar todas as escolas, fazer uma melhoria na qualidade e potência do wi-fi nesses locais e mapear pontos de acesso para que a instituição de ensino seja polo de conexão para as comunidades no entorno”, conta.

Devido às medidas de restrição para conter o novo coronavírus, as visitas às escolas estão paralisadas, no momento. Entretanto, assim que retomadas, a empresa terá o prazo de 30 dias para apresentar o plano de melhoria da conectividade nas escolas e, depois, 60 dias para mapear e expandir os pontos de conexão.

A secretária adiantou ainda que a pasta abriu licitações para aquisição de chips com pacotes de internet e locação de mais de quatro mil notebooks que serão disponibilizados para alunos e professores, garantindo o acesso democrático ao sistema de ensino.

Paralelamente, os professores da rede municipal farão cursos de formação em educação tecnológica. A secretaria distribuirá um documento orientador com diretrizes pedagógicas e tutoriais para utilização de diferentes plataformas e sistemas durante os cursos e que serão aplicados, posteriormente, pelos professores nas salas de aula.

Aulas remotas

As aulas remotas estão ocorrendo em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino e da Funec. Enquanto não é ampliado o acesso à internet às escolas, aos professores e alunos, como planejado pela Prefeitura Municipal e Seduc, cada unidade escolar utiliza as plataformas e tecnologias mais adequadas para sua realidade. A entrega de material impresso estava ocorrendo em algumas unidades, mas essa opção foi suspensa enquanto vigorar a onda roxa na cidade.

Embora existam dificuldades, seja na conexão de internet ou pela ausência de equipamento adequado, as aulas seguem sendo disponibilizadas aos alunos, pelos professores, e estão ocorrendo em todas as escolas.

Repórteres: Rafael D’Oliveira e Fernando Dutra