Contagem recebe prêmio da Unesco por referência em educação

Estudantes e educadores da rede municipal vão participar da solenidade na Irlanda.

Três estudantes e três educadores da rede municipal de ensino de Contagem embarcam para Cork, na Irlanda, no próximo sábado (16). Eles vão participar da cerimônia que vai homenagear os municípios que receberam o título de Cidade Aprendizagem, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prefeito, Alex de Freitas, e o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, também estarão na solenidade.

A premiação ocorrerá durante a 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem. Estarão presentes representantes das cidades que constituem a Rede Global de Ciências da Aprendizagem da Unesco, dos Estados Membros da Unesco, das Comissões Nacionais da Unesco, além de membros de organizações internacionais, organizações não-governamentais (ONG’s) e do setor privado.

Além da premiação, a conferência tem o objetivo orientar as cidades na implementação da aprendizagem ao longo da vida. Contagem está entre entre dezesseis cidades em todo o mundo que receberão o título. Elas foram escolhidas por meio de um júri internacional, que analisou progressos na área da educação. Do Brasil, apenas Contagem apareceu na lista.

O reconhecimento parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de garantir um melhor aprendizado dos estudantes e proporcionar mais qualidade de vida à população. Outros exemplos que fazem Contagem ser uma Cidade de Aprendizagem são as realizações de projetos de aspectos sociais e culturais”Uma Cidade de Aprendizagem é aquela que cuida do seu presente, mas pensando no futuro. E é nesse futuro que devem existir parâmetros humanos, democráticos e atitudes respeitosas com a natureza”, explica a secretária adjunta de Educação, Claudia Caldeira.

Os três alunos selecionados para participar da premiação estudam nas escolas municipais Maria do Carmo Oréchio, de Nova Contagem e Vasco Pinto da Fonseca, no bairro Eldorado. A escolha foi feita com base na participação deles em projetos ligados à Cidade de Aprendizagem e no perfil escolar, como desempenho, comprometimento com frequência e tarefas e comportamento respeitoso com os profissionais da escola e com os colegas.

Matheus Soares, de 12 anos, e Eduarda Silva, de 11, receberam a notícia com festa. Os estudantes de Nova Contagem vão viajar de avião pela primeira vez. “Quando recebi a mensagem eu chorei de emoção. Foi algo que não imaginei e hoje vejo que está sendo a realização de um sonho”, comemora Eduarda. Já Matheus contou que assim que soube da viagem, não parou de pesquisar sobre a Irlanda. “Todos os dias eu leio algo a respeito de Cork, cidade onde vamos nos hospedar. Estou muito ansioso de poder conhecer um dos países mais lindos do mundo”, afirmou o estudante.

A conferência começa no dia 18 de setembro e vai até o dia 20. O prefeito, Alex de Freitas, apresentará aos participantes o modelo de Cidade de Aprendizagem que é aplicado em Contagem. Segundo o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, receber o prêmio é um incentivo para ampliar ainda mais as ações. “A nossa proposta é melhorar a qualidade do ensino, diminuir a evasão escolar, ampliar a oferta de vagas na educação infantil e aumentar o tempo de permanência diária do aluno na escola. Esse cuidado com a educação é uma maneira de aumentarmos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta é subir para 6,5 (anos iniciais) e 5,4 (anos finais) até 2019”, explicou Joaquim.

clique aqui e confira a programação da 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem.

Reportagem: Leonardo Melo
Foto: Newton de Castro Resende