Contagem promove escolha unificada de livros didáticos

Seleção contou com a participação dos educadores da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação realizou o processo de escolha dos livros didáticos que serão adotados em 2019 nos anos inciais do Ensino Fundamental – 1º aos 5º anos e para a Educação Infantil (Manual para o professor).

Neste ano, o MEC, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, estabeleceu novas regras. O município poderá adotar um único manual didático em cada disciplina para toda a rede de ensino. Esse novo formato traz inúmeras vantagens, pois permite organizar o currículo no município, além de otimizar a distribuição e controle dos livros didáticos.
O processo foi discutido em reuniões ocorridas no mês de julho com os dirigentes que, por sua vez, se comprometeram a discutir e orientar a equipe pedagógica sobre todo o processo de escolha.

Em seguida os dirigentes enviaram à Seduc a relação de obras indicadas pelas respectivas unidades escolares.
Cerca de 74% das unidades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º) participaram da 1ª fase da escolha. A utilização dos exemplares terão vigência de quatro anos.

Após análise dos dados de votação, a Secretaria de Educação publicou no site Estuda Contagem a relação dos três títulos mais votados pela Rede. Os educadores participaram de uma nova votação indicando, dentre os três títulos mais votados, um único título referente a cada componente curricular.

Após a votação foram apresentados os dois títulos mais votados por componente curricular e portanto, os escolhidos pelo município. Na sequência os dirigentes escolares realizaram o registro das obras no site do PDDE Interativo.

Para a Educação Infantil, os manuais serão dirigidos apenas ao público docente, de forma a orientar o planejamento de ações pedagógicas adequadas a esta faixa etária. Quanto aos anos 1º ao 5º, há distribuição tanto para os docentes quanto para estudantes. No LINK você tem acesso aos títulos.

A Secretaria agradece a todos os envolvidos neste processo, conscientes de que a escolha do PNLD transcorre dentro dos princípios da ética, da responsabilidade da transparência, fundamentais em uma cidade democrática como Contagem.

Foto: Geraldo Tadeu
Publicação: 24/09/2018