Contagem inicia vacinação de trabalhadores da Educação Infantil das redes pública e privada

A Prefeitura Municipal de Contagem iniciou na segunda-feira (31/5) a vacinação de profissionais que atuam na Educação Infantil das redes públicas e privadas da cidade. A medida, tão aguardada pela categoria, foi anunciada pela prefeita Marília Campos durante reunião virtual com dirigentes escolares, realizada na sexta-feira (28/5).

A Secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeiro, comemorou o início da vacinação, mas reforçou que ainda não há previsão para retorno presencial nas escolas da cidade. Segundo a secretária, a definição do retorno será determinada pelas autoridades sanitárias e pela segurança dos indicadores da pandemia.

Telma ressaltou, ainda, outras medidas que a Secretaria de Educação tem debatido junto ao coletivo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação, como a formação de Comitês Escolares de combate à Covid-19 e do Protocolo Sanitário para a Educação.

Emoção e reconhecimento

A professora Karine Marques Ferreira, da Cemei Bom Jesus, chegou às 8h de segunda-feira (31/5), primeiro dia de vacinação dos profissionais da Educação Infantil, na Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco e foi a primeira a se vacinar.

Karine Marques foi a primeira a se vacinar na EM Professor Wancleber Pacheco.

“O sentimento é de muita emoção e alegria. Esperei muito por esse momento. Vacinas salvam vidas! Desejo que todos possam se vacinar e que possamos voltar logo para a escola”, comemorou Karine.

A emoção em receber a vacina foi compartilhada por muitas professoras que foram contempladas nesta etapa, como Suelen Chaves dos Santos, professora da Cemei Francisco Leite Murta, do bairro Colonial. “Estou muito feliz e grata por essa oportunidade. Que os índices da pandemia diminuam e que a vida possa voltar ao normal. Toda minha solidariedade a todos que perderam seus entes queridos para essa doença”, destacou Suelen, que se vacinou no posto de saúde do bairro Praia.

Rosana Alves de Souza também é professora da Cemei do Colonial e se vacinou na Cemei Nova Contagem. Para ela, a vacinação dos profissionais da Educação é um merecido reconhecimento pelo trabalho que têm feito. “Fiquei muito feliz em sentir que a educação em Contagem está sendo muito valorizada e ouvida. Tenho a esperança que em breve toda população seja vacinada e que as aulas retornem. Estamos no caminho certo”, pontuou.

Rosana Alves de Souza se vacinou na Cemei Nova Contagem.

A agente de Educação Infantil da Cemei Bernardo Monteiro, Maria da Assunção Oliveira, vacinada no mesmo local em que trabalha, celebrou o fato de ser “imunizada e protegida”. Ela ressaltou a atuação dos profissionais de Educação durante a pandemia.

“Estamos trabalhando muito. A maioria dos educadores não dominavam as tecnologias, tivemos que batalhar, estudar para poder atuar de casa. Claro que não é a mesma coisa, escola sem criança não tem vida. Mas estamos nos esforçando muito para atender os estudantes e as famílias”, destacou Maria da Assunção.

Além da emoção pela imunização, o desejo apontado pela maioria das professoras é para que as pessoas respeitem o vírus e que seja ampliada a vacinação. A professora Denise Aragão se vacinou na Cemei Nova contagem, onde também já lecionou, e lamentou a perda de tantas vidas. “Desejava que isso já tivesse acontecido com todos. Ao mesmo tempo fico muito revoltada de saber que perdi amigos, vizinhos, parentes que já poderiam estar imunizados. O Brasil precisa dos professores”, afirmou. 

Na mesma linha, a professora Andrêza Ferreira Noia, que se vacinou na UBS Arpoador, agradece à ciência e aos profissionais da saúde pela vacina e destaca a atuação dos professores durante a pandemia. “Antes de qualquer profissão, temos os professores na condução e direcionamento do conhecimento e da pesquisa”, lembrou.

Vacinação da Educação

Nesta etapa, serão vacinados professores e professoras e funcionários e funcionárias das escolas públicas e privadas da Educação Infantil, que atendem crianças de zero a 5 anos em creches, pré-escolas e Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), localizadas em Contagem, independente do município de residência dos profissionais.

O atendimento nos postos de saúde credenciados ocorre das 8h às 15h.

Demais profissionais da Educação Básica devem aguardar a próxima etapa da vacinação.

Requisitos gerais para a vacinação:

– Comprovar ser profissional da educação infantil (creche ou pré-escola) em atividade em escolas públicas e privadas de Contagem;

– Apresentar documento de identificação com foto;

– Não ter recebido vacina contra a Covid-19;

– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;

– Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Comprovação de vinculação ativa:

O trabalhador precisa apresentar no dia da vacinação documento que comprove a sua vinculação ativa e atuação no município de Contagem, tais como:

– Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou

– Contrato de trabalho; ou

– Declaração de vinculação ativa como trabalhador emitida pelo estabelecimento de ensino (no caso dos profissionais de educação) ou da força de segurança.

Locais de vacinação:

REGIONAL ELDORADO

– CSU Eldorado – Drive Thru – (Rua Portugal, 30 – Eldorado)

– UBS Jardim Eldorado (Rua Canafístula, 245 – Jardim Eldorado)

– Escola Municipal Sandra Rocha (Rua Hum, 5 – Vale das Perobas)

– Salão Paroquial da Igreja Santa Cruz (Avenida Lisboa, 330 – Santa Cruz)

– Umei Água Branca (Avenida Seis, 300 – Conjunto Água Branca)

REGIONAL INDUSTRIAL

– Umei Professora Juvecir Maria de Freitas (Avenida Alvarenga Peixoto, 768 – Amazonas)

– UBS Bandeirantes (Rua Oito, 20 – Santa Maria)

– UBS Vila Diniz (Rua Osório de Morais, 957 – Vila Diniz)

– UBS Jardim Industrial (Rua Henrique Zikler, 97 – Jardim Industrial)

REGIONAL NACIONAL

– Escola Estadual Ministro Miguel Mendonça (Rua Benjamim Constant S/N – Nacional)

– Escola Municipal Professor Wancleber Pacheco (Rua Santo Antônio, 60 – Bairro Tijuca)

– Anexo da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição (Rua Henriqueta Mendonça Rigolon, 40 – Nossa Senhora da Conceição)

REGIONAL PETROLÂNDIA

– Escola Municipal Izabel Nascimento (Rua Refinaria União, 194 – Petrolândia – Entrada pela Rua Oleoduto nº 200)

REGIONAL RESSACA

– Umei Beija-Flor (Rua Rubi s/n – ao lado da UBS São Joaquim – em frente ao número 803 – São Joaquim)

– Escola Municipal Maria Silva Lucas, ao lado da UBS Laguna (Rua Bragança, 872 – Jardim Laguna)

– UBS Arpoador (Rua Mariana, s/n – Arpoador)

REGIONAL RIACHO

– UBS Sesc (Rua Padre José Maria Deman, 805 – Novo Riacho)

REGIONAL SEDE

– Umei Bernardo Monteiro – (Rua Wilson José de Souza, 30 Bernardo Monteiro)

– Escola Municipal Eli Horta – (Rua Professora Neuza Rocha, 406 – Centro)

– UBS Praia – (Rua do Registro, nº 1676 – Praia)

REGIONAL VARGEM DAS FLORES

– Escola Municipal Vereador José Ferreira de Aguiar (Rua Picassu, 275 – Icaivera)

– Umei Nova Contagem (Rua VL6, 789 – Nova Contagem)

Repórter Fernando Dutra e Vanessa Trotta